DISPOSITIVO ELETRÔNICO AUTOMATIZADO PARA AFINAR VIOLÃO
Date
2019-06Author
Oliveira, Daniel Vaz de
Santos, Jônatas Gabriel da Silva
Metadata
Show full item recordAbstract
O propósito deste trabalho acadêmico é a prototipação de um dispositivo eletrônico, que realize a tarefa de afinar um violão automaticamente, e a verificação da eficácia desse dispositivo, fazendo uso dos conceitos da área da tecnologia digital. Esse protótipo será construído utilizando uma placa com microcontrolador (Arduino), e outros componentes eletrônicos, sendo os principais: o sensor piezoelétrico, e o motor de passo. O processo de funcionamento do dispositivo consiste em captar a vibração mecânica produzida pelas cordas do violão, e transformá-las em sinal elétrico, através do sensor piezoelétrico. Este sinal pode ser analisado pelo programa instalado no microcontrolador da placa Arduino. O programa trabalha fazendo a análise da frequência de alternação deste sinal, comparando o seu valor com os valores conhecidos e estabelecidos para as notas das cordas do violão. A partir desta análise, o programa envia sinais de controle a um motor elétrico, ligado diretamente à tarraxa do violão, fazendo este alterar a tensão da corda, aumentando ou diminuindo-a conforme necessário; até esta vibrar na frequência de valor exato, igual ao parametrizado para a nota referente a ela.
Afinar um violão é uma tarefa imprescindível para que o instrumento possa ser usado emitindo corretamente seu som, porém é uma tarefa manual e não simples de fazer. Existem dispositivos eletrônicos que auxiliam nesta tarefa, apontando se as cordas do instrumento estão afinadas, mas ainda assim, a afinação é realizada manualmente. Partindo do ponto que a tecnologia digital tem contribuído com a automação de muitas tarefas, a automação da afinação de um violão se mostra uma tarefa importante, e a prototipação de um dispositivo que realize a afinação de forma automatizada explorando a área da computação é a razão deste trabalho.
Embora já existam alguns dispositivos que realizem a afinação de forma automatizada, estes possuem custo elevado se comparado ao custo do próprio instrumento, e ainda, estes dispositivos não estão presentes no mercado brasileiro.
Os objetivos deste trabalho são: o desenvolvimento de um protótipo de dispositivo e com o menor custo possível, visando ser mais barato em relação aos dispositivos existentes e verificar a acurácia do dispositivo para que seja útil e confiável para o uso.