• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Universidade Evangélica de Goiás
    • Medicina
    • Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Universidade Evangélica de Goiás
    • Medicina
    • Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    LoginRegister

    Avaliar o impacto da pandemia da COVID-19 nas internações de pacientes portadores de transtorno afetivo bipolar no Estado de Goiás.

    Thumbnail
    View/Open
    IC-20.pdf (428.2Kb)
    Date
    2025-06-11
    Author
    Barros, Lucas Elias de Lima
    Costa, João Vitor Queiroz
    Queiroz, João Vitor
    Lima, Gustavo Sampaio Oliveira
    Borges, Bárbara da Costa Santana
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    O Transtorno Bipolar (TB) é um transtorno de humor caracterizado por episódios de mania, hipomania e depressão, com impacto significativo no desempenho pessoal e profissional. É uma condição crônica associada a altas taxas de morbimortalidade, além de riscos de doenças cardiovasculares e suicídio. A pandemia de COVID-19 agravou sintomas como estresse, depressão e ansiedade em pacientes com TB, intensificados pelo isolamento social e preocupações financeiras. Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto da pandemia nas internações de pacientes com transtorno afetivo bipolar em Goiás, entre 2018 e 2023, focando nos períodos pré, durante e pós-pandemia. Trata-se de uma pesquisa ecológica, retrospectiva e descritiva, utilizando dados secundários do DATASUS/TABNET, com informações sobre internações, perfil sociodemográfico (idade, raça, sexo) e óbitos relacionados ao TAB. Não foi necessária aprovação ética, pois foram utilizados dados públicos. Entre 2018 e 2025, Goiás registrou 20.485 internações por Transtornos Afetivos de Humor, com predominância de mulheres e adultos entre 20 e 59 anos. Observou-se também um aumento nas internações de pessoas brancas e pretas. A macrorregião Centro-Norte apresentou o maior número de internações (39.9%) e óbitos (39.1%), sendo a maioria dos atendimentos de urgência. Os óbitos ocorreram principalmente entre mulheres e pessoas com mais de 60 anos, com aumento de solteiros e divorciados ao longo dos períodos. O estudo evidencia que o transtorno bipolar é um desafio significativo para a saúde pública em Goiás, com altas taxas de internação e mortalidade. A falta de atendimento preventivo e as desigualdades no acesso aos serviços de saúde mental destacam a necessidade de políticas públicas mais equitativas. A pandemia exacerbou essas questões, evidenciando falhas no sistema de saúde e a urgência de pesquisas futuras para aprimorar o atendimento e direcionar políticas públicas mais inclusivas numa tentativa de recuperar a saúde dos indivíduos acometidos pela pandemia.
    URI
    http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/23171
    Collections
    • Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     


    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV