• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Faculdade Evangelica de Ceres - FECER
    • Biomedicina
    • Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Faculdade Evangelica de Ceres - FECER
    • Biomedicina
    • Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    LoginRegister

    AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE ANTIFÚNGICA DE Brosimum gaudichaudii Trécul SOBRE Candida albicans

    Thumbnail
    View/Open
    AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE ANTIFÚNGICA DE BROSIMUM GAUDICHAUDII TRÉCUL SOBRE CANDIDA ALBICANS - KÊNIA ROSA_ MARIA SANTOS.pd.pdf (294.6Kb)
    Date
    2019-01-02
    Author
    Aparecida Rosa, Kênia
    Nayra Santos, Maria
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Introdução: Representantes do gênero Candida são classificados como microrganismos oportunistas. Algumas leveduras deste gênero têm alto potencial de virulência, sendo responsáveis por processos patológicos e infecciosos. A Candida albicans faz parte da microbiota normal, mas em estado de desequilíbrio pode causar danos. É preocupante o alto número de infecções provocadas pela espécie C. albicans. Possui distribuição no mundo todo e, devido a quantidade de pacientes imunocomprometidos, os casos de candidíase tem aumentado. Diante do surgimento de isolados resistentes, extratos vegetais com atividade antimicrobiana têm adquirido importância na busca por novas terapias para o tratamento de infecções fúngicas oportunistas, como a candidíase. A Brosimum gaudichaudii Trécul (mamacadela) é amplamente utilizada na medicina popular, e já foi comprovada cientificamente sua eficácia contra bactérias isoladas de lesões de diabéticos. Objetivo: O presente trabalho verificou a capacidade antifúngica de extratos de caule de B. gaudichaudii Trécul sobre o fungo C. albicans. Metodologia: Foi realizado um estudo de abordagem indutiva, quali-quantitativa, com procedimento comparativo estatístico e técnica de documentação direta em laboratório. Foram realizados, teste de diluição em caldo, teste de sensibilidade em placa e teste de sensibilidade de disco de difusão para determinar a capacidade inibitória sobre o fungo. Resultados e discussão: De acordo com os dados obtidos o extrato da referida planta não exerce atividade contra o crescimento de células leveduriformes de C. albicans, de acordo com as metodologias testadas. Conclusão: O extrato de B. gaudichaudii Trécul não inibiu o crescimento de C. albicans neste experimento.
    URI
    http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/1730
    Collections
    • Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     


    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV