Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/2950
Title: Educação para uma cultura de paz: algumas contribuições da psicologia NEG-MED-ARB.
Authors: Lemes, Fernando Lobo
Faria, Edilamar Rodrigues de Jesus e
Keywords: Educação
Psicologia
Negociação
Mediação
Arbitragem
Issue Date: 1-Jul-2019
Abstract: Com o objetivo de fomentar a difusão de técnicas de resolução de conflitos no âmbito interdisciplinar e multifacetado da educação para uma cultura de paz, o presente artigo procura compreender através de uma metodologia de análise de conteúdo, proposta por Laurence Bardin (2011), quais são os pontos de congruência entre as técnicas da psicologia e as instruções que estão presentes na proposta do Conselho Nacional de Justiça, mais especificamente no Manual de Mediação Judicial (2016). Tal proposta busca incitar o empoderamento da sociedade por meio de elementos presentes na teoria do agir comunicativo de Habermas (1981), fugindo assim do rigor formal e se aproximando das demandas populares de resolução rápida e eficaz de litígios, enfatizando a capacidade da sociedade de se organizar para defender seus interesses de forma pacifica e dialogada. O trabalho faz também um breve levantamento histórico e do estado da arte da referida matéria, utilizando para isso a revisão bibliográfica de teses e dissertações sobre o tema. Considera-se está uma temática própria da pós-modernidade, uma evolução do Estado moderno e os novos padrões de difusão do conhecimento e das práticas alternativas de resolução de conflitos. Assim, em relação a metodologia utilizada a pesquisa é caracterizada como básica, fenomenológica, bibliográfica e documental, quali-quantitativa, com aplicação de Análise de Conteúdo em um quadro demonstrativo de conceitos e categorias da psicologia.
URI: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/2950
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Edilamar Rodrigues de Jesus e Faria.pdf384.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.