Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/2950
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lemes, Fernando Lobo | - |
dc.contributor.author | Faria, Edilamar Rodrigues de Jesus e | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-09T21:10:09Z | - |
dc.date.available | 2019-10-09T21:10:09Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-01 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/2950 | - |
dc.description.abstract | Com o objetivo de fomentar a difusão de técnicas de resolução de conflitos no âmbito interdisciplinar e multifacetado da educação para uma cultura de paz, o presente artigo procura compreender através de uma metodologia de análise de conteúdo, proposta por Laurence Bardin (2011), quais são os pontos de congruência entre as técnicas da psicologia e as instruções que estão presentes na proposta do Conselho Nacional de Justiça, mais especificamente no Manual de Mediação Judicial (2016). Tal proposta busca incitar o empoderamento da sociedade por meio de elementos presentes na teoria do agir comunicativo de Habermas (1981), fugindo assim do rigor formal e se aproximando das demandas populares de resolução rápida e eficaz de litígios, enfatizando a capacidade da sociedade de se organizar para defender seus interesses de forma pacifica e dialogada. O trabalho faz também um breve levantamento histórico e do estado da arte da referida matéria, utilizando para isso a revisão bibliográfica de teses e dissertações sobre o tema. Considera-se está uma temática própria da pós-modernidade, uma evolução do Estado moderno e os novos padrões de difusão do conhecimento e das práticas alternativas de resolução de conflitos. Assim, em relação a metodologia utilizada a pesquisa é caracterizada como básica, fenomenológica, bibliográfica e documental, quali-quantitativa, com aplicação de Análise de Conteúdo em um quadro demonstrativo de conceitos e categorias da psicologia. | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Negociação | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Arbitragem | pt_BR |
dc.title | Educação para uma cultura de paz: algumas contribuições da psicologia NEG-MED-ARB. | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Edilamar Rodrigues de Jesus e Faria.pdf | 384.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.