Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/282
Title: REALIDADE AUMENTADA COMO APOIO AO ENSINO: ESTUDO DE CASO NO USO DA REALIDADE AUMENTADA PELOS PROFESSORES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE GOIATUBA NO ESTADO DE GOIÁS
Authors: José Coelho, Clarimar
Mourão Ferreira, Rildo
MARIA COSTA PINTO DE CASTELO BRANCO, MANUEL
Keywords: Realidade Aumentada
ensino
professores
FLARAS
tecnologias pedagógicas
Issue Date: 2013
Abstract: A grande maioria dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem é beneficiada pela aliança entre novas tecnologias e a educação, pois assim proporciona-se o acesso à informação de uma forma mais interativa, em que os usuários têm a possibilidade de intervir diretamente nos resultados de seus processos de ensino, propiciados pela tecnologia. Neste sentido, a tecnologia de Realidade Aumentada (RA) que está surgindo como uma alternativa de baixo custo, pois são usados recursos técnicos existentes nos computadores atualmente, não havendo a necessidade de equipamentos e/ou aplicativos especiais, já vem sendo utilizada como apoio ao ensino. Para tanto o objetivo deste trabalho é mostrar aplicabilidade do uso da Realidade Aumentada (RA), utilizando o software FLARAS, especifico para criação de RA, a um grupo de professores do ensino fundamental nas escolas municipais de Goiatuba, no estado de Goiás. Por fim, a realização da pesquisa teve como finalidade apresentar resultados relevantes para contribuírem, principalmente, ainda que em grau de amplitude modesto, para a construção de uma realidade na qual se tornará possível a transformação definitiva do computador e dos recursos tecnológicos dele provenientes em instrumentos comuns e parceiros do professor e do aluno em suas respectivas funções: ensinar e aprender.
URI: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/282
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Manuel Maria Costa Pinto de Castelo Branco.pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.