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http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/282
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | José Coelho, Clarimar | - |
dc.contributor.advisor | Mourão Ferreira, Rildo | - |
dc.contributor.author | MARIA COSTA PINTO DE CASTELO BRANCO, MANUEL | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-17T18:39:59Z | - |
dc.date.available | 2018-09-17T18:39:59Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/282 | - |
dc.description.abstract | A grande maioria dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem é beneficiada pela aliança entre novas tecnologias e a educação, pois assim proporciona-se o acesso à informação de uma forma mais interativa, em que os usuários têm a possibilidade de intervir diretamente nos resultados de seus processos de ensino, propiciados pela tecnologia. Neste sentido, a tecnologia de Realidade Aumentada (RA) que está surgindo como uma alternativa de baixo custo, pois são usados recursos técnicos existentes nos computadores atualmente, não havendo a necessidade de equipamentos e/ou aplicativos especiais, já vem sendo utilizada como apoio ao ensino. Para tanto o objetivo deste trabalho é mostrar aplicabilidade do uso da Realidade Aumentada (RA), utilizando o software FLARAS, especifico para criação de RA, a um grupo de professores do ensino fundamental nas escolas municipais de Goiatuba, no estado de Goiás. Por fim, a realização da pesquisa teve como finalidade apresentar resultados relevantes para contribuírem, principalmente, ainda que em grau de amplitude modesto, para a construção de uma realidade na qual se tornará possível a transformação definitiva do computador e dos recursos tecnológicos dele provenientes em instrumentos comuns e parceiros do professor e do aluno em suas respectivas funções: ensinar e aprender. | pt_BR |
dc.subject | Realidade Aumentada | pt_BR |
dc.subject | ensino | pt_BR |
dc.subject | professores | pt_BR |
dc.subject | FLARAS | pt_BR |
dc.subject | tecnologias pedagógicas | pt_BR |
dc.title | REALIDADE AUMENTADA COMO APOIO AO ENSINO: ESTUDO DE CASO NO USO DA REALIDADE AUMENTADA PELOS PROFESSORES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE GOIATUBA NO ESTADO DE GOIÁS | pt_BR |
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Manuel Maria Costa Pinto de Castelo Branco.pdf | 1.7 MB | Adobe PDF | View/Open |
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