Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/255
Title: | INTERNACIONALIZAÇÃO SUCROENERGÉTICA: ESTADO DA ARTE (2001-2014) |
Authors: | Paulo Pietrafesa, José BRITO STECKELBERG, THIAGO |
Keywords: | Estado da Arte internacionalização setor sucroenergético |
Issue Date: | 2015 |
Abstract: | O objetivo desta pesquisa é realizar um estado da arte da internacionalização sucroenergética, localizando e catalogando os trabalhos feitos sobre o tema nas universidades e outros meios de produção e divulgação do conhecimento no Brasil. A escolha do tema se deve à grande importância da agroindústria canavieira para o país tanto economicamente quanto para a matriz energética e à crescente entrada de investimentos estrangeiros no setor a partir do ano 2000. A presença do capital externo levanta questionamentos sobre a segurança e autonomia da produção energética nacional a partir dos derivados da cana, considerada referência mundial em energia limpa. Para identificar e explorar estes questionamentos optou-se pelo mapeamento e classificação do conhecimento produzido sobre esse assunto entre o início da década de 2000, quando começaram as investidas do capital internacional no setor, e o ano de 2014, em que teve início esta pesquisa. Espera-se com a realização deste trabalho oferecer um panorama a futuras pesquisas que pretendam abordar o assunto, mostrando as tendências dos estudos anteriores, caminhos já percorridos e lacunas a serem preenchidas, bem como sugestões de perguntas de partida para a realização de novos trabalhos, contribuindo assim com a ampliação e aprofundamento do conhecimento sobre internacionalização sucroenergética. |
URI: | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/255 |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Thiago Brito Steckelberg.pdf | 1.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.