Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/22244
Title: | EDUCAÇÃO INCLUSIVA: IMPORTÂNCIA DO PSICÓLOGO PARA INCLUSÃO DO AUTISTA NO CONTEXTO ESCOLAR |
Authors: | Rolindo, Joicy Mara Rezende Sena, Geovanna Corrêa de Resende, Kawanne Gomes Silveira, Larissa Félix da Correia, Vitória Pereira Rolindo, Joicy Mara Rezende Paixão, Heren Nepomuceno Costa |
Keywords: | Educação inclusiva Psicologia escolar Transtorno do Espectro Autista (TEA). |
Issue Date: | Sep-2023 |
Abstract: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio que impacta significativamente o desenvolvimento das crianças, causando prejuízos notáveis nas áreas de sociabilidade e relações interpessoais, comunicação e linguagem, bem como na flexibilidade mental e comportamental. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo abordar a Educação Inclusiva e o papel do Psicólogo Escolar na promoção da inclusão de pessoa com TEA no ambiente escolar. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, exploratória com enfoque qualitativo. Concluiu-se que o psicólogo escolar desempenha um papel fundamental na inclusão de crianças com TEA em ambientes escolares. Utilizando seus amplos conhecimentos e experiências, o psicólogo desempenha uma função essencial ao abordar as dificuldades e fornecer orientações valiosas tanto aos pais como aos professores, visando à implementação de estratégias mais eficazes para a integração bem-sucedida de estudantes com TEA na escola. Verificou-se também que, apesar da existência de diversas leis e programas educacionais destinados a atender esse público, observa-se que a aplicação dessas medidas é ineficiente. |
URI: | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/22244 |
Appears in Collections: | ANAIS XI SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE PSICOLOGIA - UNIEVANGÉLICA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EDUCAÇÃO INCLUSIVA- IMPORTÂNCIA DO PSICÓLOGO PARA INCLUSÃO DO AUTISTA NO CONTEXTO ESCOLAR.pdf | 226.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.