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http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/21812
Title: | APLICAÇÃO VEICULAR DO GÁS HIDROGÊNIO COMO AUXILIADOR DE COMBUSTÍVEL ALTERNATIVO |
Authors: | Gomes, Marinés Chiquinquirá Carvajal Bravo RODRIGUES, MATEUS HENRIQUE SILVA DE LIRA, RAUL FERREIRA |
Keywords: | Combustíveis fósseis Eletrólise Rendimento |
Issue Date: | Dec-2023 |
Abstract: | A escassez dos recursos provenientes de combustíveis fósseis, combinada com as consideráveis quantidades de gases poluentes lançados na atmosfera, está cada vez mais no foco de estudos voltados para o desenvolvimento de novas tecnologias destinadas a atenuar o impacto ambiental, dentre elas, destacam-se o uso de combustíveis limpos e dispositivos projetados para auxiliar na queima mais eficiente de combustíveis fósseis em motores de combustão interna. Este trabalho visa o estudo da obtenção do gás hidrogênio através da eletrólise aquosa, processo pelo qual é passado uma corrente elétrica pela água e obtém-se o hidrogênio quebrando a molécula da água (H2O) em suas partículas fundamentais hidrogênio (H2) e oxigênio (O), feito por meio de um protótipo de gerador de hidrogênio desenvolvido no centro tecnológico da Faculdade Evangélica de Goianésia e sua implementação em um motor de combustão interna ciclo Otto, para medir a influência do hidrogênio na combustão. Para realização dos testes foi utilizado uma motocicleta a qual foi acoplado o sistema de geração de gás HHO, ligado na bateria do veículo e o gás conduzido para o interior da câmara de combustão através da entrada de ar do motor. Verificou-se que houve um rendimento de cerca de 40% após a implementação do protótipo no motor do veículo, saindo de um consumo médio de 0,23 litros/hora para aproximadamente 0,14 litros/hora, tais resultados se originaram a uma rotação constante de 1500 rpm e uma massa de combustível aplicada de 0,05 litros. Tal percentagem aumentou ao ajustar os parâmetros de rotação do motor, mantendo sua eficiência, houve uma melhoria de 45% em rotações por volta de 3000 rpm, devido ao motor trabalhar em temperaturas mais elevadas. Observou-se que o hidrogênio gerado pelo sistema, desempenhando o papel de auxiliador na queima do combustível, ao ser injetado no motor, promoveram melhorias econômicas satisfatórias. |
URI: | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/21812 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's |
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