Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/1452
Title: O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO APOIO À PRÁTICA PEDAGÓGICA JUNTO A ALUNOS DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FORMAL
Authors: Ferreira, Maria Clemência Pinheiro de Lima
Marques, Débora Cristina da Silva
Keywords: Tecnologia Assistiva
educação
inclusão
Issue Date: 3-Dec-2018
Abstract: Este trabalho aborda a questão do atendimento educacional da pessoa com deficiência sob a perspectiva dos recursos que poderiam ser utilizados para auxiliar na aprendizagem. Como objetivo geral buscamos analisar a possibilidade de uso das TAs (Tecnologias Assistidas) junto às crianças da inclusão na educação formal. Como objetivos específicos, procuramos conceituar TA; verificar onde surgiu essa proposta e para que serve; explicar como a TA pode contribuir na aprendizagem do aluno com deficiência e identificar relatos de experiências do uso de T.A na educação formal. Esta pesquisa de caráter qualitativo foi desenvolvida por meio da revisão bibliográfica acerca da TA e seus desafios frente às mudanças tecnológicas. A pesquisa evidenciou que estas tecnologias corroboram de maneira significativa para o desenvolvimento dos alunos com determinada limitação. Concluímos que a inclusão implica no desenvolvimento de processos que procuram garantir a alunos vulneráveis e excluídos ou com alguma situação de deficiência que afeta a aprendizagem, uma educação de qualidade no contexto de ensino regular.
URI: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/1452
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC DÉBORA.pdf151.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.