Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/2950
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLemes, Fernando Lobo-
dc.contributor.authorFaria, Edilamar Rodrigues de Jesus e-
dc.date.accessioned2019-10-09T21:10:09Z-
dc.date.available2019-10-09T21:10:09Z-
dc.date.issued2019-07-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/2950-
dc.description.abstractCom o objetivo de fomentar a difusão de técnicas de resolução de conflitos no âmbito interdisciplinar e multifacetado da educação para uma cultura de paz, o presente artigo procura compreender através de uma metodologia de análise de conteúdo, proposta por Laurence Bardin (2011), quais são os pontos de congruência entre as técnicas da psicologia e as instruções que estão presentes na proposta do Conselho Nacional de Justiça, mais especificamente no Manual de Mediação Judicial (2016). Tal proposta busca incitar o empoderamento da sociedade por meio de elementos presentes na teoria do agir comunicativo de Habermas (1981), fugindo assim do rigor formal e se aproximando das demandas populares de resolução rápida e eficaz de litígios, enfatizando a capacidade da sociedade de se organizar para defender seus interesses de forma pacifica e dialogada. O trabalho faz também um breve levantamento histórico e do estado da arte da referida matéria, utilizando para isso a revisão bibliográfica de teses e dissertações sobre o tema. Considera-se está uma temática própria da pós-modernidade, uma evolução do Estado moderno e os novos padrões de difusão do conhecimento e das práticas alternativas de resolução de conflitos. Assim, em relação a metodologia utilizada a pesquisa é caracterizada como básica, fenomenológica, bibliográfica e documental, quali-quantitativa, com aplicação de Análise de Conteúdo em um quadro demonstrativo de conceitos e categorias da psicologia.pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectNegociaçãopt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectArbitragempt_BR
dc.titleEducação para uma cultura de paz: algumas contribuições da psicologia NEG-MED-ARB.pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Edilamar Rodrigues de Jesus e Faria.pdf384.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.