Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/handle/aee/23536| Title: | A Influência da Infância na Formação de Relacionamentos Amorosos |
| Authors: | Usevicius, André Álvares Silva, Giovana Rafaella da Lopes, Leticia Rolindo, Joicy Mara Rezende Paixão, Heren N. C . Cabral, Ana Luísa L. Usevicius, André Alvares |
| Keywords: | Infância teoria do apego vínculos afetivos relacionamentos amorosos |
| Issue Date: | 2026 |
| Abstract: | O objetivo deste estudo foi compreender como as experiências vividas na infância influenciam os relacionamentos amorosos na vida adulta. A pesquisa evidenciou que vínculos seguros, construídos em ambientes afetivos e acolhedores, favorecem o desenvolvimento de relacionamentos equilibrados, marcados por confiança e respeito mútuo. Em contrapartida, vivências de negligência, rejeição ou insegurança contribuem para a formação de padrões de apego disfuncionais, que se refletem em dependência emocional, ciúmes excessivos, medo de abandono e dificuldade em estabelecer vínculos saudáveis. Observou-se também que tais padrões podem ser modificados a partir de novas experiências, autoconhecimento e intervenções terapêuticas. Dessa forma, conclui-se que, embora a infância exerça influência significativa sobre o modo de amar e se relacionar, ela não determina completamente. Investir em vínculos seguros desde os primeiros anos de vida é essencial para a promoção da saúde emocional, mas é igualmente possível reconstruir os padrões afetivos e desenvolver relações mais conscientes, empáticas e saudáveis na vida adulta. |
| URI: | http://repositorio.aee.edu.br/handle/aee/23536 |
| Appears in Collections: | ANAIS XV SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE PSICOLOGIA - UNIEVANGÉLICA |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| A Influência da Infância na Formação de Relacionamentos Amorosos.pdf | 287.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
