Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/handle/aee/23511
Title: O efeito moderador da qualidade de vida e da rede social de apoio sobre o desempenho acadêmico em estudantes de medicina e odontologia de uma universidade particular de Goiá
Authors: Cardoso, Higor Chagas
Souza, Nicole Gundim de
Filho, Adiel Sant’Ana
Torres, Caio de Moura
Almeida, Laura Ferreira de
de Sá, Pedro Augusto Tavares
Davi, Vitor Gabriel Botelho
Keywords: Apoio Social. Desempenho Acadêmico. Qualidade de Vida.
Issue Date: 11-Dec-2025
Abstract: O desempenho acadêmico reflete avaliações realizadas em determinado período e pode variar conforme a exigência curricular e fatores psicossociais. No contexto da graduação em medicina e em odontologia, a qualidade de vida dos estudantes é frequentemente comprometida por jornadas extensas, estresse, privação de sono e distanciamento da rede de apoio familiar, espiritual e social. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito moderador da qualidade de vida e da rede social de apoio sobre o desempenho acadêmico de estudantes de medicina e odontologia. A metodologia consistiu em um estudo observacional transversal, analítico, com aplicação de questionários adaptados e validados em língua portuguesa. Participaram estudantes do terceiro ano dos cursos mencionados, respeitando-se todos os preceitos éticos exigidos. Os resultados demonstraram que estudantes de medicina apresentaram maior qualidade de vida e melhor desempenho acadêmico, mesmo com carga horária superior. Diferenças significativas foram observadas nas taxas de reprovação, nos escores dos domínios físico, emocional e social e na percepção de saúde. Alunos sem reprovação demonstraram melhores índices de qualidade de vida, sobretudo nos aspectos físicos e de saúde geral. A vitalidade e a saúde mental foram pontos críticos, especialmente entre os estudantes de odontologia. O domínio "limitação por aspectos físicos" foi o único que se correlacionou ao desempenho acadêmico, com p < 0,05. Além disso, uma rede de apoio consistente, incluindo suporte emocional, espiritual e familiar, mostrou-se decisiva na moderação do estresse e na melhoria da performance acadêmica. Os dados sugerem que estudantes com maior apoio social, menos sentimentos de sobrecarga e melhor percepção de saúde enfrentam menos dificuldades acadêmicas. A qualidade de vida, especialmente nos domínios de energia, aspectos sociais e emocionais, apresentou impacto direto no rendimento. Por fim, conclui-se que a análise reforça que o fortalecimento de redes de apoio e o investimento em estratégias de cuidado com a saúde mental são fundamentais para a promoção do desempenho acadêmico satisfatório entre estudantes da área da saúde.
URI: http://repositorio.aee.edu.br/handle/aee/23511
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IC14.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.