Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/17050
Title: Educação socioemocional e suas repercussões no contexto escolar
Authors: Ferreira, Maria Clemência Pinheiro Lima
Silva, Beatriz B. Durães Costa
Ferreira, Maria Clemência Pinheiro Lima
Keywords: Educação Socioemocional
Inteligência Emocional
Aprendizagem escolar
Issue Date: 2020
Abstract: Educação Socioemocional (ESE) se apresenta como uma proposta de ensino de gerenciamento de emoções, competências e habilidades no ambiente escolar, em conjunto com o ensino tradicional de conteúdo, visando formação integral dos alunos. Neste artigo pretende-se conceituar o que vem a ser Educação Socioemocional e Inteligência Emocional, bem como a relação entre ambas no processo de desenvolvimento emocional., analisando possibilidades de implementação da ESE nas escolas. Buscou-se refletir, sob pressupostos da ESE, sua relação com a aprendizagem escolar. Para isso, utilizou-se abordagem qualitativa de pesquisas científica, de natureza básica e exploratória, caracterizada como revisão bibliográfica. A análise dessa pesquisa demostrou estudo preponderantes sobre ESE, com resultados positivos, entretanto, no Brasil existe poucas iniciativas de implementação nas escolas. A ESE não é a solução para os conflitos do mundo, mas é apontada como ferramenta útil para o estabelecimento de relações interpessoais saudáveis, possibilitado repercutir positivamente nas relações entre as pessoas, de forma que a sociedade possa beneficiar-se como um todo. Palavras-
URI: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/17050
Appears in Collections:ANAIS DO V SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIEVANGÉLICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL E SUAS REPERCUSSÕES NO CONTEXTO ESCOLAR.pdf383.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.