Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/1256
Title: INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS FACE AO PRINCÍPIO DA EFETIVIDADE DA JURISDIÇÃO CURSO DE DIREITO- UniEVANGÉLICA 2019
Authors: de Pina., Ruskaia Abrantes
OLIVEIRA, ALINE SOBRAL
Keywords: Evolução dos precedentes. Formação, aplicação e superação. Incorporação do IRDR no Novo Código de Processo Civil. Características do IRDR. Relação com a efetividade jurisdicional.
Issue Date: 12-Jun-2019
Abstract: Este trabalho monográfico propõe-se em analisar a abrangência do Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) na nova legislação processual civil brasileira, ressaltando a sua relação com a efetividade da prestação jurisdicional. Para se verificar a sua aplicabilidade no ordenamento jurídico pátrio é importante a abordagem dos precedentes judiciais. A metodologia utilizada na elaboração da presente monografia baseou-se na compilação bibliográfica e doutrinária, e da leitura da Legislação Brasileira. Ressalta-se que para um claro entendimento, o trabalho foi dividido organizadamente em três capítulos. No primeiro capítulo busca-se definir os precedentes judiciais, apontando como eles evoluíram no direito comparado e no direito brasileiro, abordando também sobre as tradições jurídicas do civil law e do common law. O segundo capítulo aborda a teoria geral dos precedentes judiciais, versando sobre os elementos constitutivos de sua formação, de aplicação e superação, como também as suas diferenças com outros institutos jurídicos e do seu efeito vinculante. Por fim, o terceiro capítulo trata especificamente sobre o Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas, tratando sobre a sua incorporação no Novo Código de Processo Civil, suas principais características, e por derradeiro aborda sobre a sua contribuição na garantia de uma tutela jurisdicional mais efetiva e alguns posicionamentos que norteiam a abordagem desse instituto. Portanto, faz-se necessário uma investigação do tema em questão, na tentativa de se buscar compreender de forma mais clara a questão levantada de modo a buscar responder como os operadores do Direito conseguirão aplicar de forma eficaz o instituto no âmbito processual brasileiro.
URI: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/1256
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia - Aline Sobral Oliveira.pdf584.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.