Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/946
Title: Percepção de docentes de odontologia sobre o uso de dentes humanos como recurso educativo em atividades pré-clínicas
Authors: Martorell, Leandro Brambilla
Franco, Lila Louise Moreira Martins
Barros, Andressa Barcelos Aires
da Silva, Elias Gomes Ferreira
da Silva, Iago Bruno
Ferreira, Tâmara Tiffany
Keywords: Odontologia
Dente
Docentes de Odontologia
Issue Date: 20-Nov-2018
Abstract: Avaliar a percepção de docentes de Odontologia em relação à utilização de dentes humanos extraídos e dentes artificiais em atividades pré-clínicas. Esta pesquisa foi baseada na aplicação de um questionário com perguntas objetivas e subjetivas com professores cirurgiões-dentistas do Curso de Odontologia Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA. Dos 50 professores que correspondiam aos critérios de inclusão e exclusão, obteve-se taxa de resposta de 76% (38). A média do tempo de formado dos professores é de 20 anos (DP 9,7) e a média do tempo de docência de 17 anos (DP 10,5). Quando questionados se dentes humanos deveriam ser utilizados como recursos educativos, a maioria 89,4% (34) respondeu que sim e em relação à aquisição de habilidades psicomotoras dos estudantes 68,4% (26) acreditam que os dentes humanos são mais vantajosos. Citaram como desvantagem do uso aspectos relacionados à biossegurança 36,8% (14), dificuldade para obtenção dos dentes 21% (8), riscos de comercialização 15,7% (6), aspectos éticos do uso 15,7% (6). A maioria dos docentes de Odontologia do curso avaliado entendem que o uso de dentes humanos em atividades pré-clínicas tem maior potencial pedagógico além de favorecerem mais o desenvolvimento de habilidades motoras nos estudantes que realizam atividades pré-clínicas quando comparado com o uso de dentes artificiais.
URI: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/946
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_TC_AndressaBarrosEcols.pdf201.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.