Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/9354
Title: | CONTRIBUIÇÕES DO DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO PARA IMPLEMENTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO |
Authors: | Enetério, Núbia G. da P. Carvalho, Juliana de Souza Meireles, Raphaela Bittencourt Enetério, Núbia G. da P. |
Keywords: | diagnóstico psicológico estratégias de inclusão inclusão social necessidades especiais |
Issue Date: | 2019 |
Abstract: | Na inclusão social especificidades de cada pessoa podem e devem ser valorizadas possibilitando sua participação social efetiva. Critérios para inserção de pessoas em estratégia de inclusão preveem a necessidade de apresentar uma avaliação diagnostica que comprove necessidades educacionais intelectuais ou necessidades físicas. Dada a atualidade de discussões sobre inclusão, o presente estudo, através de uma revisão bibliográfica, averigua a influência do diagnóstico psicológico para o indivíduo que necessita de estratégias e mecanismos de inclusão. Serão apresentados os aspectos teóricos relacionados ao diagnóstico psicológico, bem como os critérios utilizados para inserção da pessoa que necessita da inclusão. Por fim, serão correlacionados os aspectos da apresentação de um diagnóstico com a inserção da pessoa que necessita da inclusão no exercício da cidadania. Conclui-se, que a constatação de necessidades especiais, a partir de um diagnóstico psicológico, contribui tanto para descoberta das funções em limitação quanto para as potencialidades preservadas do indivíduo avaliado; sugerindo que esta avaliação pode contribuir com acessibilidade e incremento dos recursos e critérios para inserção de pessoas em estratégias de inclusão. |
URI: | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/9354 |
Appears in Collections: | ANAIS DO III SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNEVANGÉLICA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CONTRIBUIÇÕES DO DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO.docx.pdf | 229.91 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.