Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/8327
Title: ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DE MERCADO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO BRASIL
Authors: Almeida, Paulo Roberto Vieira de
Lopes, Alana Vitória de Souza
Keywords: Micro e pequenas empresas (MPEs);
Conhecimento;
Planejamento estratégico;
cenário econômico;
Empregos;
E-commerce
Issue Date: 26-Dec-2019
Abstract: O planejamento estratégico tem como função auxiliar os gestores na tomada de decisões, a fim de se anteciparem a mudanças e se prepararem para elas, tornando assim imprescindível sua utilização no desenvolvimento das empresas. Dessa forma, o presente trabalho se justifica pela relevância das micro e pequenas empresas no cenário econômico, sendo necessários maiores esforços para garantir a sobrevivência e desenvolvimento destas. A conscientização da importância do planejamento estratégico é um importante fator para o sucesso das MPEs, enriquecer o conhecimento a respeito de gestão, gera melhor evolução desse segmento de empresas no Brasil. A metodologia escolhida para a realização do presente trabalho foi a pesquisa bibliográfica, foram consultadas várias literaturas relativas ao assunto em estudo, artigos publicados na internet que possibilitaram que este trabalho tomasse forma para ser fundamentado. Foi percebido o constante crescimento das MPEs, proporcionando um aumento na economia gerando emprego e suporte para outras empresas industriais, aumentando a competitividade nacional e internacional, e que ainda o surgimento do e-commerce em peso impulsionou de forma positiva o mercado.
URI: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/8327
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tcc Alana Final 2.pdfTCC303.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.