Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/455
Title: | CIDADE SUSTENTÁVEL: Educação Ambiental como instrumento de Políticas Públicas – A cidade de Anápolis – Goiás. |
Authors: | D’Arc Bernardes, Genilda Prado de Morais, Roberto Antonio Abrahão, Viviane |
Keywords: | Desenvolvimento sustentável Educação ambiental Cidades sustentáveis |
Issue Date: | 2009 |
Abstract: | O estudo sobre as cidades sustentáveis cria condições para a reflexão sobre mudanças necessárias em relação a estilos de vida das grandes cidades, à redução do consumo e ao desperdício que revela a limitação dos recursos naturais, e a necessidade de incorporar idéias que conjuguem a questão econômica, social, política e ambiental para o município de Anápolis-GO. A pesquisa revela que os pontos relevantes dos instrumentos normativos (Estatuto da Cidade, o Plano Diretor e a Agenda 21) contribuem para a construção de cidades sustentáveis. Do mesmo modo, o trabalho em Educação Ambiental, como política pública, pode sensibilizar a população para os problemas da cidade. Isto porque a Educação Ambiental se insere no contexto das políticas públicas de meio ambiente e de educação, setores que hoje efetivamente são os condutores da gestão da Educação Ambiental no Brasil, relacionando-se sobremaneira com a Política Nacional de Educação Ambiental e o Plano Municipal de educação de Anápolis. A reflexão das questões do meio ambiente, inseridos na educação sugere uma nova organização social apoiada em valores mais fundamentais do ser e do existir. Em síntese, a partir da Educação Ambiental e do esclarecimento dos cidadãos acerca dos problemas que afetam o meio ambiente e da eficácia de um desenvolvimento sustentável, o indivíduo poderá compreender as conseqüências de seus atos sobre o meio ambiente. |
URI: | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/455 |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Viviane Antonio.pdf | 6.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.