Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/443
Title: | SENTIDOS DO SABER E DO FAZER DOCENTE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES |
Authors: | Seabra Toschi, Mirza PEREIRA CARVALHO, MARCIA |
Keywords: | educação ambiental concepções dos professores Ecopedagogia |
Issue Date: | 2009 |
Abstract: | A presente dissertação, compreendida na linha de pesquisa Sociedade, Políticas Públicas e Meio Ambiente, estudou as concepções de Educação Ambiental dos professores e os discursos sobre a prática docente que desenvolvem. Objetivou conhecer, compreender e analisar tais concepções e discursos em diferentes disciplinas dos anos finais do Ensino Fundamental, considerando-os como portadores e doadores de sentidos e, portanto, essenciais a um processo educativo pleno. As concepções mais correntes — a Educação Ambiental Conservadora, a Educação Ambiental para a Gestão Ambiental, a Educação Ambiental Crítica e a Ecopedagogia — são consideradas como fruto da articulação entre as diversas concepções de Educação e de Meio Ambiente. A Ecopedagogia, vertente teórica de base holística e planetária, é referencial teórico-metodológico da pesquisa que teve como interlocutores Gadotti (2000), Gutiérrez e Prado (2000) e Mauro Guimarães (2002, 2004). Esta se dedica ao aprendizado do sentido das coisas a partir do cotidiano e representa uma possibilidade de recuperar e construir “nossa humanidade comum”. A pesquisa de campo, realizada com professores dos anos finais do Ensino Fundamental, teve como instrumentos o questionário e a entrevista semi-estruturada. A análise e interpretação dos dados revela que a concepção que prevalece é a Educação Ambiental Conservadora, tradicional e conteudista e, em segundo plano, a Educação para a Gestão Ambiental, tecnicista e pragmática. A prática docente, no discurso dos professores, coaduna com essas concepções embora sinalize para a necessidade de que os conhecimentos adquiridos estejam a serviço da vida. A Ecopedagogia, mesmo que ainda não se faça presente na realidade escolar, pode encontrar nesse aspecto do discurso espaço para inaugurar novas formas de relacionamento entre educando-educador-cosmos. |
URI: | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/443 |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Márcia Perreira.pdf | 1.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.