Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/432
Title: Uma associação entre a percepção ambiental e o comportamento dos estudantes universitários da área de tecnologia da informação da cidade de Anápolis – GO
Authors: Seabra Toschi, Mirza
MARTINS DE BESSA FERREIRA, JULIANA
Keywords: Percepção Ambiental
Poluição Eletrônica
Meio Ambiente
Lixo Eletrônico
Meio Ambiente
Issue Date: 2010
Abstract: Os avanços tecnológicos, com seus precedentes na Revolução Industrial, associados à expansão demográfica, ocasionam uma produção cada vez maior de aparelhos eletrônicos. Neste trabalho, analiso a percepção ambiental de estudantes universitários dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Redes de Computadores da cidade de Anápolis – GO. Para a realização da pesquisa, foi realizado um estudo de caso, com aplicação de questionário a 369 estudantes universitários das principais instituições de ensino da cidade de Anápolis-GO, buscando colocar em evidência as questões que permeiam os problemas ambientais causados pelo atual estágio tecnológico e o comportamento dos estudantes da área de Tecnologia da Informação. O referencial teórico que subsidiou a análise dos dados foi Leff (2001); Castells (1999); De Masi (2000); Faggionato (2008); Okamoto (2002); Pelicione, Philippi Jr (2005); e Vieira (2008). Dentre as variáveis analisadas estão as formas de descarte, a periodicidade de troca dos aparelhos tecnológicos pessoais e profissionais e, a identificação do comportamento acerca da utilização e da geração de rejeitos tecnológicos. Concluiu-se que os estudantes universitários da área de TI da cidade de Anápolis-GO possuem percepção favorável acerca do Meio Ambiente, assumindo sua posição de integração junto à natureza.
URI: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/432
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Juliana Martins.pdf3.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.