Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/385
Title: | ANÁLISE DOS PROBLEMAS PATOLÓGICOS ENCONTRADOS NAS EDIFICAÇÕES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE GOIANÉSIA-GO |
Authors: | LACERDA, CLÉBER JEAN FERREIRA, ISABELLA MUNDIM SILVA, LEONARDO AMARAL |
Keywords: | Problemas patológicos Saúde Construção Escolas Manutenção |
Issue Date: | 2017 |
Abstract: | O estudo descrito neste trabalho apresenta uma análise dos problemas patológicos mais frequentes e recorrentes em um conjunto de escolas municipais de educação infantil no município de Goianésia-GO e busca compreender como o estado de saúde dos usuários pode ser afetado, no qual se relacionam o cotidiano escolar, as políticas públicas voltadas para a manutenção e o desgaste do professor quanto à falta de infraestrutura. A partir dos dados coletados e analisados foi possível verificar que as manifestações patológicas nas construções mais comuns são fissuras, descolamentos, manchas de umidade, problemas de ventilação, bolor e eflorescências que além de causar mau cheiro e danificar paredes, podem causar alergias e doenças respiratórias. Para a realização deste estudo, foram utilizados recursos metodológicos como observação, registros fotográficos, questionários e entrevistas a professores. A conclusão do trabalho se fundamenta na importância de que medidas preventivas na fase de projeto, cuidados na execução, contratação de profissionais habilitados para a execução de manutenções, além de evitar gastos, busca uma maior durabilidade das edificações e evita que manifestações patológicas comuns degradam o patrimônio e comprometam a saúde dos professores e também dos alunos. |
URI: | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/385 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_1_ISABELA_LEONARDO.pdf | 1.32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.