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Title: Educação Ambiental e escola de Educação Infantil: mapeando propostas e perspectivas
Authors: Galvão Tavares, Giovana
RESENDE PRUDENTE, SIBELE
Keywords: Educação Ambiental para Crianças
Ecosofia
Natureza
Dinâmica com Desenhos
Issue Date: 2013
Abstract: O presente estudo, compreendido na linha de pesquisa Sociedade, Políticas Públicas e Meio Ambiente tem como problema central identificar a compreensão das professoras, dos diretores e das crianças da região estudada a cerca das concepções de natureza, sua relação com a Ecosofia e consequentemente com a Educação Ambiental. Para tanto, procurei conhecer as várias Educações Ambientais, analisando o aspecto global e o reflexo nacional desse campo do conhecimento usando, entre outros, o referencial teórico de Carvalho (2008), assim como as concepções de educação (BRANDÃO, 1988; SAVIANI, 2001), meio ambiente (KLOETZEL, 1998; REIGOTA, 2009; CAPRA, 2004; entre outros) e natureza (CIDADE, 2001; TRAJBER; CARVALHO, 2009; entre outros), estabelecendo laços entre elas e as principais tendências pedagógicas. As concepções de natureza foram divididas em categorias inspiradas por Irineu Tamaio (2000) em: romântica, utilitarista, naturalista e sócio ambiental. Dentro do estudo da Educação Ambiental foi feito uma análise da Ecosofia e suas três vertentes de acordo com Guattari (1990): Ecologia Mental, Ecologia Social e Ecologia Ambiental. A referente pesquisa discutiu também o conceito e a função do Projeto Político Pedagógico a luz de teóricos (VEIGA, 2011; LIBÂNIO, 2011; MOREIRA, 2011; entre outros). A pesquisa de campo identificou nos Projetos das escolas estudadas as propostas de ensino, entendimento da relação professor/aluno/comunidade, assim como a compreensão e proposta da Educação Ambiental nesses documentos. Ainda no campo, foram realizadas dinâmicas com as crianças para identificar a concepção de natureza e sua relação com a Ecosofia, foram feitas entrevistas com as respectivas professoras e diretores, identificando suas concepções de natureza, meio ambiente e Educação Ambiental. A análise e interpretação dos dados revelam que a concepção predominante de Educação Ambiental dos alunos é a romântica, ao passo que professoras e diretores apresentam concepções ligadas à natureza sócio-ambiental. Tanto as crianças, como as professoras e os diretores apresentaram atitudes consonantes com a Ecosofia.
URI: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/289
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