Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/289
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Galvão Tavares, Giovana | - |
dc.contributor.author | RESENDE PRUDENTE, SIBELE | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-17T19:01:49Z | - |
dc.date.available | 2018-09-17T19:01:49Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/289 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo, compreendido na linha de pesquisa Sociedade, Políticas Públicas e Meio Ambiente tem como problema central identificar a compreensão das professoras, dos diretores e das crianças da região estudada a cerca das concepções de natureza, sua relação com a Ecosofia e consequentemente com a Educação Ambiental. Para tanto, procurei conhecer as várias Educações Ambientais, analisando o aspecto global e o reflexo nacional desse campo do conhecimento usando, entre outros, o referencial teórico de Carvalho (2008), assim como as concepções de educação (BRANDÃO, 1988; SAVIANI, 2001), meio ambiente (KLOETZEL, 1998; REIGOTA, 2009; CAPRA, 2004; entre outros) e natureza (CIDADE, 2001; TRAJBER; CARVALHO, 2009; entre outros), estabelecendo laços entre elas e as principais tendências pedagógicas. As concepções de natureza foram divididas em categorias inspiradas por Irineu Tamaio (2000) em: romântica, utilitarista, naturalista e sócio ambiental. Dentro do estudo da Educação Ambiental foi feito uma análise da Ecosofia e suas três vertentes de acordo com Guattari (1990): Ecologia Mental, Ecologia Social e Ecologia Ambiental. A referente pesquisa discutiu também o conceito e a função do Projeto Político Pedagógico a luz de teóricos (VEIGA, 2011; LIBÂNIO, 2011; MOREIRA, 2011; entre outros). A pesquisa de campo identificou nos Projetos das escolas estudadas as propostas de ensino, entendimento da relação professor/aluno/comunidade, assim como a compreensão e proposta da Educação Ambiental nesses documentos. Ainda no campo, foram realizadas dinâmicas com as crianças para identificar a concepção de natureza e sua relação com a Ecosofia, foram feitas entrevistas com as respectivas professoras e diretores, identificando suas concepções de natureza, meio ambiente e Educação Ambiental. A análise e interpretação dos dados revelam que a concepção predominante de Educação Ambiental dos alunos é a romântica, ao passo que professoras e diretores apresentam concepções ligadas à natureza sócio-ambiental. Tanto as crianças, como as professoras e os diretores apresentaram atitudes consonantes com a Ecosofia. | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental para Crianças | pt_BR |
dc.subject | Ecosofia | pt_BR |
dc.subject | Natureza | pt_BR |
dc.subject | Dinâmica com Desenhos | pt_BR |
dc.title | Educação Ambiental e escola de Educação Infantil: mapeando propostas e perspectivas | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Sibele Resende Prudente.pdf | 1.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.