Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/254
Title: | AS TIC NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DESAFIOS PARA OS NÚCLEOS DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO ESTADO DE GOIÁS |
Authors: | Gonçalves da Silva Barbalho, Maria PEREIRA DO NASCIMENTO, SILMA |
Keywords: | Tecnologia sociedade formação continuada ensino aprendizagem políticas educacionais |
Issue Date: | 2015 |
Abstract: | A presente pesquisa voltou-se para o trabalho realizado nos Núcleos de Tecnologia Educacional/Escola de Formação de Goiás, os quais têm a incumbência de preparar professores da rede pública para a utilização pedagógica das TIC em sala de aula. O principal objetivo foi analisar as atividades de formação continuada de professores e sua preparação para o uso pedagógico das TIC em sala de aula, desenvolvidas pelos NTE/ESFOR de Goiás, de 2012 a 2014. Adotou-se a abordagem qualitativa/descritiva, caracterizada neste trabalho como estudo de caso. O trabalho de campo foi realizado nas cidades de Goiânia, Anápolis, Catalão, Goiás, Iporá onde foram visitados os NTE/ESFOR, visando conhecer a realidade vivida pelos profissionais desses núcleos. Os resultados permitiram caracterizar os sujeitos da pesquisa, a estrutura dos NTE/ESFOR, conhecer as atividades desenvolvidas e relacioná-las com as características dos princípios pedagógicos adotados pelas equipes de formação. Os estudos demonstraram que a preparação de professores para o uso pedagógico das TIC ainda precisa avançar e que ainda não foi possível perceber resultados significativos quanto à capacitação dos professores, apesar das inúmeras ações e políticas públicas de inserção das TIC na educação e dos vários projetos e pesquisas sobre o tema realizados nos últimos anos. |
URI: | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/254 |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Silma Pereira.pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.