Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/237
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gonçalves da Silva Barbalho, Maria | - |
dc.contributor.author | de Lourdes da Cunha, Abadia | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-03T18:25:10Z | - |
dc.date.available | 2018-09-03T18:25:10Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/237 | - |
dc.description.abstract | Essa dissertação descreve os resultados de uma investigação de mestrado sobre ―As tecnologias de informação e comunicação nas escolas públicas estaduais em Goiás – o que dizem os professores de Matemática do ensino médio‖ desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente, do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, no ano de 2014. O objetivo foi analisar a inclusão ou não inclusão das TIC no processo de ensino e de aprendizagem de Matemática na rede pública de educação do Estado de Goiás. Para tanto, foram selecionadas 5 (cinco) colégios nas cidades de Catalão, Goiânia, Jussara, Luziânia e Porangatu representativos das cinco Mesorregiões do Estado. Metodologicamente o trabalho se caracteriza como uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa e quantitativa, sendo os dados coletados por meio de aplicação de questionário semi-estruturado e de entrevistas realizadas com 105 pessoas, sendo 11 professores de Matemática, cinco profissionais do grupo gestor e de 89 alunos. Para a análise dos resultados os mesmos foram transformados em cinco categorias: - Formação dos professores e gestores, processo de ensino e de aprendizagem, inclusão das TIC nas práticas pedagógicas, estruturas dos colégios em relação às TIC e perfil socioeconômico e cultural dos alunos. Os resultados revelam um quadro preocupante no que se refere ao processo de ensino e de aprendizagem de Matemática e do novo modelo educacional, por meio da inclusão das TIC na educação, como a falta de estrutura física dos colégios, da formação continuada dos professores para o uso das TIC e de políticas públicas educacionais bem planejadas que acabam por desenhar o mapa da não inclusão das TIC nas ações pedagógicas dos professores. | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacionais | pt_BR |
dc.subject | ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | formação de professor de Matemática para as TIC e infraestrututa | pt_BR |
dc.title | AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS EM GOIÁS – O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Abadia de lourdes.pdf | 2.26 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.