Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/22781
Title: | EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA GERAÇÃO Z: O USO DE CARTÃO DE CRÉDITO |
Authors: | Menezes, Regiane Janaina Silva de Joy, Nathan Richard |
Keywords: | Educação financeira cartão de crédito endividamento. |
Issue Date: | 27-Nov-2024 |
Abstract: | Este artigo busca como objetivo investigar o impacto da falta de educação financeira junto ao uso inadequado de cartões de crédito entre jovens da Geração Z, analisando o endividamento decorrente do desconhecimento de conceitos financeiros básicos. A importância deste artigo se dá pelo crescente número de jovens endividados devido o acesso facilitado ao crédito e à ausência de orientação do uso consciente desse produto financeiro. O estudo foi elaborado por meio de uma análise qualitativa de diversos autores experientes na área, sendo nacional e internacional. Além disso, contou com uma pesquisa exploratória aplicada a 101 participantes, entre os quais a maioria obteve seu primeiro cartão de crédito antes dos 20 anos, com quase metade relatando já ter enfrentado dívidas. Ainda, mais de 60% dos entrevistados desconheciam as taxas de juros aplicadas ao crédito rotativo, fator agravante para o endividamento. Os dados verificados, pelos autores de referência e da pesquisa feito neste artigo, constatam a necessidade urgente de implementar a educação financeira desde os anos formativos, de forma a capacitar jovens para uma gestão financeira mais consciente e evitar o comprometer do seu futuro econômico. Conclui-se que a introdução da educação financeira no currículo escolar e extracurricular pode desempenhar um papel essencial na prevenção do endividamento precoce entre os jovens. |
URI: | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/22781 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Nathan Richard Joy.pdf | 364.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.