Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/22781
Title: EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA GERAÇÃO Z: O USO DE CARTÃO DE CRÉDITO
Authors: Menezes, Regiane Janaina Silva de
Joy, Nathan Richard
Keywords: Educação financeira
cartão de crédito
endividamento.
Issue Date: 27-Nov-2024
Abstract: Este artigo busca como objetivo investigar o impacto da falta de educação financeira junto ao uso inadequado de cartões de crédito entre jovens da Geração Z, analisando o endividamento decorrente do desconhecimento de conceitos financeiros básicos. A importância deste artigo se dá pelo crescente número de jovens endividados devido o acesso facilitado ao crédito e à ausência de orientação do uso consciente desse produto financeiro. O estudo foi elaborado por meio de uma análise qualitativa de diversos autores experientes na área, sendo nacional e internacional. Além disso, contou com uma pesquisa exploratória aplicada a 101 participantes, entre os quais a maioria obteve seu primeiro cartão de crédito antes dos 20 anos, com quase metade relatando já ter enfrentado dívidas. Ainda, mais de 60% dos entrevistados desconheciam as taxas de juros aplicadas ao crédito rotativo, fator agravante para o endividamento. Os dados verificados, pelos autores de referência e da pesquisa feito neste artigo, constatam a necessidade urgente de implementar a educação financeira desde os anos formativos, de forma a capacitar jovens para uma gestão financeira mais consciente e evitar o comprometer do seu futuro econômico. Conclui-se que a introdução da educação financeira no currículo escolar e extracurricular pode desempenhar um papel essencial na prevenção do endividamento precoce entre os jovens.
URI: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/22781
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nathan Richard Joy.pdf364.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.