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Title: ESTUDO DE CASO: IMPLANTAÇÃO DA PISTA DE POUSO E DECOLAGEM DO AEROPORTO DE CARGAS DE ANÁPOLIS
Authors: TEODORO DA SILVA, AGNALDO ANTÔNIO MOREIRA
REZENDE, ABELSON DE
Keywords: Aeroporto de Cargas de Anápolis
Implantação de pista de pouso e decolagem
Norma RBAC 154
Muro de Arrimo de concreto terra armada
Obras de terraplenagem
Revestimentos flexíveis do tipo betuminosos por mistura
Drenagem superficial
Issue Date: 29-Nov-2017
Abstract: O Aeroporto de Cargas de Anápolis faz parte do projeto da Plataforma Logística Multimodal de Goiás e é uma opção para agilizar a importação e exportação de diversos tipos de produtos como farmacêuticos e componentes eletrônicos. A execução das obras, atualmente está sob a competência e responsabilidade da Agência Goiana de Transportes e Obras – AGETOP. A pista de pouso e decolagem construída, estudo de caso deste trabalho, promoveu modificações na pista do Aeroporto Civil de Anápolis consumindo parte da mesma. Orientada na direção NE-SW, tem dois mil novecentos e quarenta metros de cumprimento por 45 metros de largura, faixas de escape gramadas, de 150 metros de cada lado e está pronta atendendo exigência do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil – RBAC154. Grande parte dela entra por terreno fortemente declinado e recebeu grande volume de terra (cabeceira 6). Essa pista recebeu revestimentos flexíveis do tipo betuminosos por mistura. Para evitar os fenômenos de erosão na superfície dos taludes, dessa cabeceira, foram implantadas obras de drenagem superficial constituídas por canaletas, descida d’água em degrau e dissipador de energia. Na cabeceira 24 foi construído um muro de arrimo terra armada para sustentar o aterro. O Código de Referência do Aeroporto é 4E. Quando concluído, estará apto a receber aeronaves de grande porte, com capacidade para 394 toneladas. Até o momento, com a pista de pouso e decolagem, o governo do estado gastou R$ 106.936.830,90 (cento e seis milhões, novecentos e trinta e seis mil, oitocentos e trinta reais e noventa centavos). O governo trabalha na finalização de licitação e pretende colocá-lo nas mãos da iniciativa privada. Ao final deste estudo, apesar da ausência de dados da maioria dos projetos, foi possível apresentar, de forma simples e clara, como foi implantada a pista de pouso e decolagem.
URI: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/22
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