Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/20345
Title: | ANÁLISE DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ODONTOLOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS – UNIEVANGÉLICA EM TRÊS METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO UTILIZADAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
Authors: | Gomes, Carolina Cintra Amaral, Denise Campos |
Keywords: | Metodologia de Avaliação ensino; desempenho acadêmico |
Issue Date: | 2020 |
Abstract: | O objetivo dessa pesquisa foi analisar se os resultados obtidos por 179 estudantes em três metodologias de avaliação (teórica, prática clínica e Exame Clínico Objetivo Estruturado - OSCE) empregadas nas disciplinas de clínicas integradas do Curso de Odontologia do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA apresentam similaridade, bem como analisar a evolução do desempenho de 33 estudantes de uma mesma turma quando cursaram o 5º, 6º, 7º e 8º período. A partir das médias obtidas pelos estudantes em cada metodologia de avaliação, as análises comparativas foram realizadas. Os resultados mostraram que há similaridade entre as avaliações teóricas e OSCE, os quais diferem significativamente dos resultados obtidos na avaliação prática clínica. Ao se comparar o desempenho dos 33 estudantes nos diferentes períodos (2018.1, 2018.2, 2019.1 e 2019.2), os resultados apontaram diferença estatisticamente significante nas avaliações teóricas entre 2019.1 e 2019.2 (p ≤ 0,001), havendo uma evolução positiva dos estudantes entre esses semestres. Entre 2018.1 e 2019.1, foi observada uma queda no desempenho dos estudantes na avaliação teórica. Quanto ao desempenho dos estudantes na avaliação prática clínica, as diferenças significantes se mostraram positivas entre 2018.2 e 2019.1/ 2019.2. Entre 2018.1 e 2018.2 foi observada uma queda no desempenho dos estudantes na avaliação prática. A mesma análise na avaliação OSCE apresentou-se positiva entre 2018.2 e 2019.1/ 2019.2., e com queda no desempenho entre 2018.1 e 2018.2 A partir dos resultados apresentados nesse estudo, deve-se considerar algumas alterações no sistema de avaliação, se atentando para o valor educacional do mesmo. |
URI: | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/20345 |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO _DENISE_final.pdf | 2.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.