Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/20342
Title: | AVALIAÇÃO E CORRELAÇÃO DA MATURIDADE MENTAL E DA ORIENTAÇÃO DIREITA-ESQUERDA COM A MARCHA E EQUILÍBRIO EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ESTUDO PRELIMINAR |
Authors: | Oliveira, Claudia Santos MENDES, JULIANA DE OLIVEIRA HASSEL MENDES |
Keywords: | Transtorno do Espectro Autista; Controle Motor; Função Cognitiva |
Issue Date: | 2022 |
Abstract: | Crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista-TEA têm dificuldades na área cognitiva e atraso em seu desenvolvimento, e estudos apontam que é comum as crianças apresentarem déficits nos marcos motores brutos e finos e déficits no processo de equilíbrio postural, apesar destes déficits não ser parte do critério para o diagnóstico de TEA mostram-se relevantes na qualidade de vida no desenvolvimento da criança. Objetivo: Avaliar a maturidade mental e a orientação direita-esquerda, correlacionando-os com o equilíbrio e a marcha de crianças com Transtorno do Espectro Autista comparadas com crianças de Desenvolvimento Típico. Materiais e método: Aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UniEVANGÉLICA parecer: 4.585.636, em 11 de abril de 2021. A amostra deu-se por conveniência, para o estudo preliminar, composta por 21 crianças. Foram indicados pelos profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Anápolis – APAE, 10 crianças portadoras do TEA e 11 crianças com Desenvolvimento Típico (DT) por convite informal, ambos com idade cronológica de 6 a 9 anos e 11 meses. Os participantes foram avaliados com os testes: Escala de Maturidade Mental Colúmbia 3 (CMMS-3), Bateria Piaget-Head de Orientação Direita-Esquerda, Escala de Equilíbrio Pediátrica, Equilíbrio Estático sem e com Perturbação Somatossensorial por meio da Plataforma de Força, Timed Up and Go e Walk Test. Os responsáveis das crianças com TEA responderam a Escala de Classificação de Autismo Infantil (CARS-BR). Resultados: As análises sugerem que existe correlação entre a maturidade mental, a orientação direita-esquerda com a mobilidade funcional e o equilíbrio em crianças com TEA. |
URI: | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/20342 |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - JULIANA HASSEL MENDES DE OLIVEIRA.pdf | 4.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.