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dc.contributor.advisorDUTRA, Pedro Henrique-
dc.contributor.authorBOAVENTURA, Laura Oliveira-
dc.date.accessioned2023-04-12T21:27:00Z-
dc.date.available2023-04-12T21:27:00Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/20260-
dc.description.abstractO objetivo geral do estudo é analisar as cotas raciais no que tange a inserção do candidato nos concursos públicos e a discussão entre a inclusão e a discriminação. Torna-se relevante o estudo desse tema a medida que as cotas raciais urgiram no cenário mundial como uma forma de contraposição aos anos de preconceito e inferiorização social vivenciados sobretudo por negros no mundo. Desta forma, a desigualdade vivenciada por determinados grupos passou a ser questionada e a buscar medidas desenvolvidas pelo Estado no que concerne a combater essas diversidades, permitindo o acesso desses grupos a direitos fundamentais, como o sistema de cotas em universidades. Partindo desse debate, adentra-se a questão central da pesquisa, que é a discussão acerca da dualidade entre inclusão e discriminação apresentada pela introdução do sistema de cotas em concursos públicos. Para conclusão da pesquisa, abordam-se de forma quantitativa os dados da pesquisa e de forma qualitativa os conceitos introduzidos a partir da leitura de doutrinas referentes ao assunto. Os resultados tem demonstrado um crescimento do acesso de negros em universidades e diversas outras áreas, como vagas de concursos públicos a partir da edição dessas normas, demonstrando a eficácia dessas políticas afirmativas desenvolvidas pelo Estado.pt_BR
dc.subjectCotas raciaispt_BR
dc.subjectDesigualdade Socialpt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.titleAS COTAS RACIAIS E A ANÁLISE ENTRE DISCRIMINAÇÃO E INCLUSÃOpt_BR
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