Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/19117
Title: Saúde mental dos estudantes do ensino básico no contexto da pandemia da COVID-19 em Anápolis - GO
Authors: Santos, Andréia Moreira da Silva
Pereira, Iargram Leite
Estrela, Matheus Rodrigues de Araújo
Barbosa, Ana Flávia Cândido
Cardoso, Eduardo Francisco
Marinho, Matheus Dias
Keywords: Pandemia.
Saúde Mental.
COVID-19.
Adolescência.
Issue Date: 20-Jun-2022
Abstract: A saúde do indivíduo, segundo a Organização mundial de saúde, vai além da ausência de patologias e se define no bem-estar físico e psicológico, ela depende de fatores biológicos, sociológicos e psicológicos. No adolescente, esses fatores têm maior importância, visto que o período púbere é o marco para mudanças fisiológicas e principalmente psicológicas. Nesse sentido, esse estudo verifica o atual panorama do perfil psicológico da população estudantil Anapolina durante a pandemia da COVID-19. Foi realizado um estudo transversal, quantitativo e descritivo, na população de estudantes, cuja faixa etária é de 11 a 17 anos, frequentadores de escolas públicas em Anápolis-GO. A coleta dos dados foi feita por meio da aplicação do questionário SRQ-20 e questionário sociodemográfico. Verificou-se que os estudantes com sofrimento mental apresentaram um percentual de 61% da amostra analisada, sendo que destes, o sexo feminino mostrou uma taxa de 72,0% (p < 0,05). Outros fatores como a habitação, nível socioeconômico e idade não obtiveram relação significativa com sofrimento mental. Nesse sentido, é perceptível que o período de pandemia pode estar relacionado com sofrimento mental, havendo prevalência de sofrimento mental em indivíduos do sexo feminino.
URI: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/19117
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
13 Saúde mental dos estudantes do ensino básico no contexto da pandemia da COVID-19.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.