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Title: Repercussões do OSCE na jornada acadêmica dos discentes de medicina da Universidade Evangélica de Goiás
Authors: França, Cristiana Marinho de Jesus
Steckelberg, Victoria Leal
Moreira, Caio Alexandre Mendes
Silva, Fabrício Medeiros
Wantuil, João Pedro Brandão
Reis, Vinícius Vieira dos
Godoy, Artur Medeiros de
Keywords: Avaliação Educacional.
Estudantes de Medicina.
Competência Clínica.
Simulação de Paciente
Issue Date: 21-Jun-2021
Abstract: O Exame Clínico Objetivo Estruturado é um exame que surgiu para avaliar outras competências dos alunos, para além do aprendizado. Recentemente tornou-se padrão-ouro de avaliação, por ser o exame com maior validade e confiabilidade e passou então a ser amplamente utilizado nas escolas médicas atuais, incluindo a faculdade de medicina da Universidade Evangélica de Goiás. Nesse aspecto, após a criação e popularização do OSCE, inúmeros estudos foram desenvolvidos na tentativa de aperfeiçoar o método, sobretudo nas propriedades de padronização e objetividade do exame. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi identificar as repercussões do OSCE para formação médica e saúde mental dos avaliados a partir da perspectiva discente na Universidade Evangélica de Goiás, localizada em Anápolis. Este estudo possui caráter quantitativo, transversal e descritivo. Com o alicerce de que o curso de medicina da UniEVANGÉLICA utiliza o OSCE como ferramenta avaliativa desde a sua fundação em todos os períodos, o estudo em questão obteve como população estudantes de medicina do 3º ao 10º períodos, ou seja, avaliou-se o OSCE dos primeiros quatro anos de faculdade, excluindo se os exames realizados no período do internato. Responderam ao questionário virtual um total de 228 alunos, sendo a maioria de idade entre 18 a 21 anos (n=113) e do sexo feminino (n=153). Constatou-se que o checklist é amplamente utilizado, já que em todos os períodos os resultados foram maiores que 83%. Além disso, a maioria dos discentes considera que os ambientes simulados do OSCE foram coerentes com temas previamente demonstrados em cenários de práticas, como demonstrado pelo sexto período, em que 70,2% concorda com a afirmação. Grande parte julgou o OSCE como um bom método avaliativo (51,4% no sétimo período). Por fim, 73% dos alunos do sétimo período afirmaram se sentir estressados ao realizar a prova. Pode-se concluir que a perspectiva discente em relação às consequências do OSCE para formação médica é positiva, haja vista que o exame é um bom método avaliativo e possibilita aprendizagem.
URI: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/19088
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