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http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/19088
Title: | Repercussões do OSCE na jornada acadêmica dos discentes de medicina da Universidade Evangélica de Goiás |
Authors: | França, Cristiana Marinho de Jesus Steckelberg, Victoria Leal Moreira, Caio Alexandre Mendes Silva, Fabrício Medeiros Wantuil, João Pedro Brandão Reis, Vinícius Vieira dos Godoy, Artur Medeiros de |
Keywords: | Avaliação Educacional. Estudantes de Medicina. Competência Clínica. Simulação de Paciente |
Issue Date: | 21-Jun-2021 |
Abstract: | O Exame Clínico Objetivo Estruturado é um exame que surgiu para avaliar outras competências dos alunos, para além do aprendizado. Recentemente tornou-se padrão-ouro de avaliação, por ser o exame com maior validade e confiabilidade e passou então a ser amplamente utilizado nas escolas médicas atuais, incluindo a faculdade de medicina da Universidade Evangélica de Goiás. Nesse aspecto, após a criação e popularização do OSCE, inúmeros estudos foram desenvolvidos na tentativa de aperfeiçoar o método, sobretudo nas propriedades de padronização e objetividade do exame. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi identificar as repercussões do OSCE para formação médica e saúde mental dos avaliados a partir da perspectiva discente na Universidade Evangélica de Goiás, localizada em Anápolis. Este estudo possui caráter quantitativo, transversal e descritivo. Com o alicerce de que o curso de medicina da UniEVANGÉLICA utiliza o OSCE como ferramenta avaliativa desde a sua fundação em todos os períodos, o estudo em questão obteve como população estudantes de medicina do 3º ao 10º períodos, ou seja, avaliou-se o OSCE dos primeiros quatro anos de faculdade, excluindo se os exames realizados no período do internato. Responderam ao questionário virtual um total de 228 alunos, sendo a maioria de idade entre 18 a 21 anos (n=113) e do sexo feminino (n=153). Constatou-se que o checklist é amplamente utilizado, já que em todos os períodos os resultados foram maiores que 83%. Além disso, a maioria dos discentes considera que os ambientes simulados do OSCE foram coerentes com temas previamente demonstrados em cenários de práticas, como demonstrado pelo sexto período, em que 70,2% concorda com a afirmação. Grande parte julgou o OSCE como um bom método avaliativo (51,4% no sétimo período). Por fim, 73% dos alunos do sétimo período afirmaram se sentir estressados ao realizar a prova. Pode-se concluir que a perspectiva discente em relação às consequências do OSCE para formação médica é positiva, haja vista que o exame é um bom método avaliativo e possibilita aprendizagem. |
URI: | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/19088 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's |
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