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Title: Cuidados paliativos: o saber dos formandos de Medicina de 2020 de uma instituição de ensino superior do interior de Goiás
Authors: Vieira, Aila Davis Fanstone Pina
Santos, Isabella Augusto
Paulino, Gustavo Marques
Carvalho, Júlia Oliveira
Costa, Natália Sousa
Fonseca, Nathália Maria
Keywords: Cuidados paliativos.
Faculdades de Medicina.
Conhecimento.
Issue Date: 21-Jun-2021
Abstract: Os Cuidados paliativos (CP) consistem na assistência multidisciplinar e holística ao paciente para melhoria de sua qualidade de vida e de seus parentes, através da prevenção e alívio de enfermidades, buscando amenizar seus aspectos físicos, sociais, psicológicos e espirituais. Ressalta-se a crescente necessidade de CP, posto que, com o envelhecimento populacional e o aumento na prevalência de doenças crônicas não transmissíveis há, no mundo, milhões de pessoas que necessitam de CP por ano, sendo que dessas, apenas 14% recebem esses cuidados até o final da vida. Por isso, o objetivo do presente trabalho é verificar o conhecimento dos formandos de Medicina de 2020 de uma Instituição de Ensino Superior do interior de Goiás acerca dos CP. Este trabalho foi feito através de um estudo descritivo, transversal e de natureza quantitativa, por meio do questionário validado “Questionário Geral sobre Cuidados Paliativos - QGCP”, com adaptações e perguntas objetivas, sendo realizado de forma online. O universo amostral é constituído por 74 formandos. As participações foram de caráter voluntário e, exclusivamente, para fins científicos, respaldando as recomendações éticas de anonimato e confidencialidade. Em relação aos resultados, notou-se que a maioria dos participantes consideraram os CP como sendo “importante” ou “muito importante”, embora uma minoria deles se interessassem em realizar alguma formação específica nessa área em sua prática clínica. Além disso, apesar de apenas uma questão do questionário aplicado revelar mais de 50% de erro, inferindo que os participantes demonstrem um certo conhecimento em CP, 86,5% (n=64) dos avaliados não consideraram seu conhecimento acerca de CP como “apropriado” ou “muito apropriado”. Os resultados revelam que embora os acadêmicos reconheçam a importância dos CP, o desconhecimento acerca da sua filosofia e princípios, bem como a insegurança quanto às condutas a serem prescritas, destacam a necessidade de uma educação permanente sobre o assunto. Esses achados corroboram com estudos nacionais e internacionais, que afirmam a necessidade da disseminação do conhecimento sobre a filosofia e princípios dos CP.
URI: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/19084
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