Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/18758
Title: | AUTISMO INFANTIL: INTERVENÇÕES REALIZADAS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM |
Authors: | de Moura, Kleber Torres Evangelista, Janaira Jane Sousa |
Keywords: | Transtorno autistico Cuidados de Enfermagem Autismo Infantil |
Issue Date: | Dec-2021 |
Abstract: | Introdução: O termo autismo ou transtorno do espectro autista (TEA) pode ser definido como um transtorno que acomete a condição comportamental da criança. Objetivo: Analisar quais são as intervenções realizadas pela equipe de enfermagem as crianças autistas. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa, para obtenção dos artigos, utilizou-se as plataformas: SciELO, BDENF, CAPES e LILACS. A coleta de dados ocorreu no mês de setembro de 2021, sendo inclusos artigos publicados nos últimos 5 anos, em idioma português. Resultados: O conhecimento da equipe de enfermagem é escasso, o que indica uma inaptidão e incerteza por parte dos profissionais no momento do acolhimento à criança com autismo. Intervenções como conversar com a criança, chamá-la pelo nome, informar os procedimentos que serão realizados e afetuosidade ao falar com a mesma são de suma importância na prestação de uma assistência de qualidade. Assim, este profissional deve estar preparado para promover ações lúdicas que incentive a sua autonomia e o seu autocuidado. Conclusão: Conclui-se que os profissionais de enfermagem não possuem conhecimento suficiente sobre as práticas de cuidado à criança autista, sendo necessário uma maior abordagem desse tema tanto na formação acadêmica quanto na realização de educação continuada. |
URI: | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/18758 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC JANAIRA.pdf | 276.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.