Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/18692
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GERALDINO, Fernando Hebert de Oliveira | - |
dc.contributor.author | LOPES JUNIOR, Clayton Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-20T22:48:17Z | - |
dc.date.available | 2022-04-20T22:48:17Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/18692 | - |
dc.description.abstract | As políticas públicas e os métodos socioeducativos aplicados aos atos infracionais à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente estão inseridas num contexto de discussões de políticas públicas iniciadas na década de 1930 como forma de proporcionar a todos os cidadãos a oportunidade de participar efetivamente do processo de desenvolvimento social. No Brasil, essas políticas passaram a ser discutidas um pouco mais tarde, por volta da década de 1970 e se concretizou com a promulgação da Constituição Federal de 1988. Dessa forma, este trabalho investigativo teve como objetivo geral investigar a aplicabilidade das medidas protetivas e socioeducativas no contexto das políticas públicas destinadas às crianças e adolescentes no Brasil. Os objetivos específicos foram: Descrever as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescente, compreender como as medidas protetivas e socioeducativas são aplicadas às crianças e adolescentes e verificar se o ECA está conseguindo garantir a efetivação a proteção integral das crianças e adolescentes no Brasil. Para alcançar estes objetivos levantou-se a seguinte problemática: os métodos de proteção e as ações socioeducativos previstos no Estatuto da Criança e Adolescente estão conseguindo cumprir seu papel protetivo e ressocializador? Para responder a esta pergunta, desenvolveu-se a pesquisa do tipo teórico, com metodologia de cunho bibliográfico e documental, com coleta de dados em livros, revistas científicas e internet. Espera-se com a pesquisa ter contribuído para uma compreensão sobre as políticas públicas destinadas aos infanto-juvenis, provocando uma reflexão sobre as medidas protetivas e socioeducativas enquanto política pública de garantia dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes. | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas; | pt_BR |
dc.subject | Crianças e Adolescentes; | pt_BR |
dc.subject | ECA; | pt_BR |
dc.subject | Medidas protetivas e socioeducativas. | pt_BR |
dc.title | AS POLITICAS PÚBLICAS E OS MÉTODOS SOCIOEDUCATIVOS APLICADOS AOS ATOS INFRACIONAIS À LUZ DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021 - TCC - Clayton Moreira Lopes Junior.pdf | 342.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.