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dc.contributor.advisorSILVEIRA, Gláucio Batista da-
dc.contributor.authorSOUSA, Henrique Silvestre de-
dc.date.accessioned2022-04-12T16:48:58Z-
dc.date.available2022-04-12T16:48:58Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/18661-
dc.description.abstractO ensino religioso em escolas públicas tem levado a inúmeros debates acerca de sua constitucionalidade, vez que a grosso modo atingiria a laicidade estatal. Como isso, abordou-se durante a pesquisa, a constitucionalidade do ensino religioso confessional em escolas públicas, fazendo um estudo acerca da recente decisão proferida pelo STF na ADI 4439. Os objetivos da pesquisa foram: explorar o contexto histórico, social e legal do ensino religioso, trabalhar a laicidade constitucional e por fim explorar o entendimento do STF consolidado na ADI 4439. O estudo realizado foi sustentado em pesquisa bibliográfica, legal e jurisprudencial. Com o estudo aferiu-se que ainda hoje é frequente atos de intolerância religiosa, mesmo que defendida constitucionalmente a liberdade de crença e a laicidade do Estado, destacando nessa última, que a República Federativa do Brasil, não toma partido para qualquer religião e não possui favoritas. Destacou-se, que tem se encontrado grandes dificuldades na aplicação desta matéria tendo em vista a diversidade religiosa, mas o STF em recente decisão sanou uma dessas dificuldades, destacando que a adoção do método confessional não atinge a laicidade do Estado, deixando aberta a possibilidade das escolas públicas escolherem determinada religião e repassarem aos alunos as crenças desta.pt_BR
dc.subjectConfessional;pt_BR
dc.subjectEnsino;pt_BR
dc.subjectLaicidade;pt_BR
dc.subjectReligioso.pt_BR
dc.titleENSINO RELIGIOSO CONFESSIONAL E A LAICIDADE DO ESTADOpt_BR
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