Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/17975
Title: | A prática da humanização na formação médica realidades, paradoxos e perspectivas |
Authors: | Cardoso, Hígor Chagas Bernardes, Vitória Rezende Megale Sarmento, Rebecca Perin Lisboa, Kálita Oliveira Sarmento, Isabela Perin Manso, Giovanna Garcia |
Keywords: | Humanização da Assistência Atitude do Pessoal de Saúde Educação de Graduação em Medicina |
Issue Date: | 20-Nov-2020 |
Abstract: | A palavra “humanização” tem muitos significados, integrando inumeráveis variáveis, sendo interposta por imprecisões. Mais amplamente, a humanização pode ser considerada como o ato de tornar algo mais humano. Apesar de todo o aparato teórico concernente à assistência humanizada na formação médica, a inserção desses quesitos na prática ainda é conturbada. Os alunos não possuem interesse nas matérias que tratam deste assunto, considerando-as dispensáveis. Pode-se explicar tal fato pela forma como a matéria é abordada em aula: superficialmente. Assim, o objetivo desta pesquisa é identificar as percepções dos acadêmicos de medicina acerca da humanização do cuidado ao longo da graduação, observando as diferentes etapas que compõem o curso (ciclo inicial, ciclo intermediário e internato). Trata-se de um estudo transversal e descritivo, de natureza quantitativa, realizado no curso de medicina do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA. O público alvo da pesquisa são alunos do 4º, 8º e 12º períodos. Para este fim, será utilizada a Escala de Orientação Médico Paciente (EOMP) - do inglês, Patient-Practioner Orientation Scale (PPOS). Este instrumento avalia a atitude do estudante em relação à centralização da prática da medicina no médico, na doença ou no paciente. A coadministração de um questionário sociodemográfico quantificará dados psicossociais que possam influenciar os resultados obtidos. Esta pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) UniEVANGÉLICA, seguindo a resolução 466/2012. Foi observado que os alunos participantes da pesquisa têm uma postura predominantemente centrada no próprio médico, e que paradoxalmente, o envolvimento com religião correlacionou-se inversamente com o grau de humanização. |
URI: | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/17975 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A prática da humanização na formação médica realidades paradoxos e perspectivas.pdf | 2.79 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.