Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/17975
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cardoso, Hígor Chagas | - |
dc.contributor.author | Bernardes, Vitória Rezende Megale | - |
dc.contributor.author | Sarmento, Rebecca Perin | - |
dc.contributor.author | Lisboa, Kálita Oliveira | - |
dc.contributor.author | Sarmento, Isabela Perin | - |
dc.contributor.author | Manso, Giovanna Garcia | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-25T15:42:17Z | - |
dc.date.available | 2021-06-25T15:42:17Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-20 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/17975 | - |
dc.description.abstract | A palavra “humanização” tem muitos significados, integrando inumeráveis variáveis, sendo interposta por imprecisões. Mais amplamente, a humanização pode ser considerada como o ato de tornar algo mais humano. Apesar de todo o aparato teórico concernente à assistência humanizada na formação médica, a inserção desses quesitos na prática ainda é conturbada. Os alunos não possuem interesse nas matérias que tratam deste assunto, considerando-as dispensáveis. Pode-se explicar tal fato pela forma como a matéria é abordada em aula: superficialmente. Assim, o objetivo desta pesquisa é identificar as percepções dos acadêmicos de medicina acerca da humanização do cuidado ao longo da graduação, observando as diferentes etapas que compõem o curso (ciclo inicial, ciclo intermediário e internato). Trata-se de um estudo transversal e descritivo, de natureza quantitativa, realizado no curso de medicina do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA. O público alvo da pesquisa são alunos do 4º, 8º e 12º períodos. Para este fim, será utilizada a Escala de Orientação Médico Paciente (EOMP) - do inglês, Patient-Practioner Orientation Scale (PPOS). Este instrumento avalia a atitude do estudante em relação à centralização da prática da medicina no médico, na doença ou no paciente. A coadministração de um questionário sociodemográfico quantificará dados psicossociais que possam influenciar os resultados obtidos. Esta pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) UniEVANGÉLICA, seguindo a resolução 466/2012. Foi observado que os alunos participantes da pesquisa têm uma postura predominantemente centrada no próprio médico, e que paradoxalmente, o envolvimento com religião correlacionou-se inversamente com o grau de humanização. | pt_BR |
dc.subject | Humanização da Assistência | pt_BR |
dc.subject | Atitude do Pessoal de Saúde | pt_BR |
dc.subject | Educação de Graduação em Medicina | pt_BR |
dc.title | A prática da humanização na formação médica realidades, paradoxos e perspectivas | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A prática da humanização na formação médica realidades paradoxos e perspectivas.pdf | 2.79 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.