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Title: A INCLUSÃO DE UM AUTISTA NO AMBIENTE FAMILIAR E ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO
Authors: PETITO, GUILHERME
DAMACENO, JULLYANA BENTO
Keywords: Transtorno do espectro autista
Relação familiar
Educação
Inclusão educacional
Issue Date: 2017
Abstract: Introdução: O autismo é um transtorno que pode ser caracterizado como uma síndrome por apresentar diversos sintomas e características específicas. Quando diagnosticada e acompanhada por uma equipe capacitada em conjunto com a família, esta criança pode fazer parte de uma escola regular bem como, de outros tipos de ambientes sociais. Mesmo com acompanhamento e todo esforço e dedicação desses indivíduos envolvidos a criança ainda apresenta uma dificuldade imensa em se inserir na sociedade até mesmo em grupos de crianças de sua mesma faixa etária. A princípio não se dava tanta atenção a esses casos. Contudo, nas últimas décadas, estudos muito mais aprofundados têm confirmado e caracterizado a dificuldade do autista em se relacionar e suas dificuldades em se adaptar em um ambiente escolar, ambiente este que exige atenção, disciplina, coerência e habilidade cognitiva. O autista tem uma grande capacidade intelectual e possui um grande interesse por áreas específicas, porém, nem sempre consegue desenvolver uma relação harmônica com o ambiente que o cerca. Objetivo: Este estudo tem como objetivo promover um estudo de caso com uma autista, abordando aspectos familiares e de envolvimento no ambiente escolar. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso, descritivo, de caráter qualitativo que terá como sujeito de pesquisa uma autista, já diagnosticadas e em tratamento. Resultados e discussão: Os pais relatam que houve um choque no momento que souberam do diagnóstico, e que a criança apresentava dificuldades de desenvolvimento motor e de relacionamento social. Muitas vezes este impacto está relacionado à esperança dos pais em terem filhos saudáveis associado ao medo de sofrimento por parte de seu filho em decorrência das limitações da condição do autista. Na escola, funcionários e professores descrevem a autista como uma criança aplicada, com bom relacionamento social, contudo com dificuldade no desenvolvimento de leitura e escrita. O acompanhamento psicoeducacional que a criança recebe tem contribuído para o bom desenvolvimento na escola. Conclusão: O acompanhamento por profissional da educação voltado ao autista contribui para uma evolução positiva no seu desenvolvimento escolar e social.
URI: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/17065
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