Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/1454
Title: PEDAGOGIA JUNTO A TERCEIRA IDADE: A REALIDADE DO ASILO SÃO VICENTE DE PAULO
Authors: Ferreira, Maria Clemência Pinheiro de Lima
Freire, Lilian Fernandes de Oliveira
Keywords: Asilo
Terceira idade
Pedagogo
Issue Date: 3-Dec-2018
Abstract: O presente estudo apresenta o papel do pedagogo e a Pedagogia junto ao envelhecer, uma vez que o trabalho deste profissional vem se ampliando para diferentes áreas de atuação. Como objetivo geral buscamos explicar o trabalho de um pedagogo junto à terceira idade, na realidade do Asilo São Vicente de Paulo e como objetivos específicos procuramos descrever o processo histórico do reconhecimento do idoso na sociedade até os dias de hoje; avaliar a compreensão que o pedagogo tem sobre a terceira idade; descrever as possíveis propostas que um pedagogo pode desenvolver junto à terceira idade e explicar o que o pedagogo precisa entender sobre o envelhecimento para trabalhar com o idoso. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo com coleta de dados por meio da observação e entrevistas com a coordenadora e a pedagoga voluntária do asilo buscando compreender quais as propostas são desenvolvidas. A pesquisa se caracteriza como estudo de caso, uma vez que contempla uma única realidade. Notamos que nesse contexto o trabalho com a terceira idade encontra-se em construção e requer ainda sistematização; é necessário considerar as características biopsicossociais de alguém que carrega experiências vividas ao longo de anos, além de diversos conceitos e comportamentos acerca da vida. É certo que o idoso não se preocupa com o diploma, mas com o sentimento de valorização e de importância como pessoa que tem o direito de viver de forma digna.
URI: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/1454
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc2 lilian.pdf307.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.