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Title: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DO USO DE DISPOSITIVO PRESSURIZADO DOSIMETRADO POR FORMANDOS DA ÁREA DA SAÚDE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Authors: Ferreira da Silva Castro, Patrícia
Luiz Cavalcante Cirqueira, André
Rodrigues Moraes, Júlia
Frank Guimarães Pereira, Lucas
Ayuri Abe, Mailla
Somma de Araújo, Rafael
Keywords: Administração por Inalação
Espaçadores de Inalação
Asma
Educação em saúde
Issue Date: Jul-2019
Abstract: Este estudo teve por objetivoavaliar o conhecimento sobre dispositivo inalatório de formandos dos cursos de graduação em farmácia, enfermagem, fisioterapia e medicina da cidade de Anápolis - GO. Trata-se de um estudo observacional do tipo corte transversal utilizando como instrumento de coleta de dados questionário e checklist padronizados. Esta pesquisa consistiu em uma avaliação teórica do uso do dispositivo inalatório pressurizado por meio de respostas às perguntas de múltipla escolha que versavam sobre o uso de dispositivo inalatório pressurizado acoplado a espaçador. Em seguida, os participantes da pesquisa demonstraram de forma prática a utilização desse sistema de inalação. Este procedimento foi observado pelo pesquisador, anotando os erros e acertos do participante no checklist. Os dados obtidos foram avaliados utilizando o método de Kruskal-Wallis de comparação de medianas, entre os cursos estudados e intragrupo através do programa computadorizado SPSS 12.0 para Windows. Os protocolos experimentais foram aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer2.150.447. Os estudantes do curso de medicina apresentaram a maior porcentagem de acertos referente às questões dos questionários práticos em lactentes (77,36%) e em escolares (77,78%). Em relação ao questionário teórico, os graduandos de fisioterapia se destacaram com 53,57% acima da mediana. A maioria dos acadêmicos dos cursos de enfermagem e farmácia obtiveram índice de acertos abaixo da mediana nos 3 questionários analisados. Além disso, demonstra-se que a questão 2 (agitação do inalador) e a questão 8 (limpeza da cavidade oral) obtiveram o maior número de erros, referente ao questionário dos lactentes e escolares, respectivamente. É possível concluir que há discrepância no conhecimento das técnicas de utilização de dispositivo inalatório pressurizado acoplado ao espaçador entre os estudantes de graduação em fisioterapia, enfermagem, farmácia e medicina. Sugere-se que as razões para essas diferenças sejam as diferentes ênfases das matrizes curriculares e a negligência no ensino desta competência. Portanto, sugere-se o incremento à matriz curricular dos cursos da área da saúde a respeito das técnicas de utilização dos dispositivos inalatórios acoplados ao espaçador.
URI: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/1372
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