Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/1125
Title: RELAÇÃO TERAPÊUTICA NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: ASPECTOS DE CORAGEM, AMOR E CONSCIÊNCIA
Authors: Pitanga, Artur V.
Santos, Ana Paula dos
Keywords: relação terapêutica
terapias contextuais
análise funcional
FAP
Issue Date: 2019
Abstract: Por meio deste relato de experiência, com base em pesquisa qualitativa o presente trabalho aborda a relação terapêutica das terapias comportamentais contextuais (ou de terceira geração) que envolvem aceitação e compromisso, tendo como base de intervenção a ACT, e análises funcionais, baseadas na FAP. As contribuições da ACT permitem que o indivíduo possa transformar seu comportamento, por isso o vínculo terapêutico é importante. Nas sessões de terapia a relação terapêutica apresenta-se como um dispositivo de mudança. Para o tratamento psicoterápico o vínculo e a relação terapêutica se dá pela escuta e acolhimento e também proporciona segurança e confiança do cliente no terapeuta (Costa & Soares, 2015). Os procedimentos de terapias de terceira geração apresentam resultados surpreendentes, contribui para o contexto clínico na análise do comportamento, propõe um estudo sobre a relação terapêutica, possibilitando fornecer conhecimento a respeito do impacto na relação terapêutica. O presente trabalho pretende analisar a relação terapêutica e apresentar técnicas que podem ser utilizadas no ambiente terapêutico seguindo os fundamentos e técnicas da Terapia Comportamental de Terceira Geração. Apresenta a importância de utilizar a coragem do terapeuta para agir diferente, o amor pela vida do paciente e a consciência como uma ação de identificar e investigar um comportamento e suas consequências.
URI: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/1125
Appears in Collections:ANAIS DO I E DO II SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIEVANGÉLICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relação Terapêutica na Análise do Comportamento.pdf378.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.