Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/10487
Title: | A CONSTRUÇÃO DA MORALIDADE E A INFLUÊNCIA DESTA NA VIDA DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI |
Authors: | Faria, Margareth Regina Gomes Veríssimo de Rolindo, Joicy Mara Rezende Moura, Gabriela D. V. F. de Montalvão, Kamila C. M. Faria, Margareth Regina Gomes Veríssimo de Rolindo, Joicy Mara R. |
Keywords: | Desenvolvimento da moralidade adolescente em conflito com a lei, moral |
Issue Date: | 2020 |
Abstract: | O artigo analisa como ocorre a construção da moralidade e qual a influência dessa moralidade na vida de adolescentes em conflito com a lei. O método utilizado foi a pesquisa de revisão sistemática da literatura com dois descritores sobre o assunto, “Moralidade e Conflito com a Lei” e “Desenvolvimento Moral”. Como fonte de coleta de dados foram utilizadas as bases eletrônicas SciELO, PePSIC, CAPES, RDI-AEE, BVS-PSI e BTD-USP. A partir dos estudos encontrados, a família e a escola são citadas como o principal meio para construção do desenvolvimento moral. A pesquisa também apontou aspectos que podem favorecer o não desenvolvimento da moralidade desse adolescentes em conflito com a lei como: vulnerabilidade social, injustiças e vitimização. O presente estudo contribuiu para a ampliação do conhecimento sobre o desenvolvimento moral em relação ao adolescente em conflito com a lei, colocando em evidencia a necessidade de novas políticas públicas de prevenção e intervenção adequadas ao meio em que este adolescente está inserido. |
URI: | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/10487 |
Appears in Collections: | ANAIS DO III SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNEVANGÉLICA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A Construção da Moralidade e a Influência Desta na Vida do Adolescente em Conflito Com a Lei.pdf | 386.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.