Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/10459
Title: MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO
Authors: Alves Leal, Jean
FERREIRA FERNANDES, LUCIANO
Keywords: Cliente
Mercado Consumidor
Posicionamento competitivo.
Vendas
Fidelização
Issue Date: 1-Dec-2015
Abstract: Marketing é uma estratégia utilizada para que as empresas atinjam resultados satisfatórios nas vendas de seus produtos ou serviços. Diante dessa realidade do marketing destaca-se o marketing de relacionamento, pois os atuais clientes desejam ter um atendimento personalizado e exclusivo. Diante do desafio enfrentado pelas empresas para tornar-se uma referência e estabelecer relações duradouras com seus clientes, ofertando produtos exclusivos, este trabalho parte do ponto de como a aplicação das estratégias de Marketing de Relacionamento podem contribuir para a atração, retenção e fidelização de clientes frente ao crescimento da concorrência. Durante a pesquisa observou-se que diversos enfoques como a: obtenção da satisfação, da confiança, do comprometimento e comunicação é essencial para a obtenção de relacionamentos duradouros. A pesquisa em questão serve de ferramenta para empresa compreender melhor seus clientes no que se refere a seus anseios e expectativas sobre o produto ofertado. Da mesma forma serve de guia para os estudos de mercado voltados ao lançamento de novos produtos e a exploração de novos nichos de mercado. Observa-se assim que as empresas devem ter a consciência da importância de uma relação duradoura com seus clientes, mais do que focar seus esforços na busca por novos clientes. Pode-se concluir que o marketing de relacionamento, considerando seus processos e estratégias que visam encaminhar a empresa rumo a um programa de fidelização e lealdade de seus consumidores, torna-se imprescindível no que se refere ao sucesso final e sobrevivência a longo prazo.
URI: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/10459
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luciano Fernandes - Marketing de Relacionamento como Ferramenta de Gestão.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.