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dc.contributor.advisorSOUZA, Najla Maria Carvalho de-
dc.contributor.authorDUARTE, Ricardo Mendes-
dc.contributor.authorMORAIS, Celi Cristina de-
dc.date.accessioned2019-01-30T14:46:00Z-
dc.date.available2019-01-30T14:46:00Z-
dc.date.issued2018-12-21-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/980-
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: Nas últimas décadas principalmente após a 8º conferência nacional de saúde em 1986, a saúde pública no Brasil sofreu significativas transformações, entre elas a criação e implementação da estratégia saúde da família (ESF) tornandoseporta de entrada para o SUS no país. Posteriormente implantado o PMAQ uma ferramenta avaliativa para ESF.OBJETIVO:Avaliar a satisfação do usuário na qualidade da assistência prestada pela ESF em um município no interior de Goiás.METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, onde foram entrevistados 25 usuários maiores de 18 anos que frequentam e que sejam cadastrado na ESF do município a mais de 01 ano. RESULTADO: Através da análise das entrevistas foram identificadas duas categorias: Estrutura física e acessibilidade e Satisfação na assistência em saúde, formada por 02 subcategorias: Equipe multiprofissional eExpectativa e promoção em saúde, trazendo a concepção dos usuários em relação a estrutura física, acesso aos serviços prestados, assistência recebida, relacionamento interpessoal com a equipe multiprofissional, expectativas em relação aos serviços oferecidos e conhecimento acerca de atividades que tem a finalidade de promoção a saúde. Os resultados destacaram a concepção dos usuários não apenas no que julgam ser melhor para si, e sim para o coletivo, entre eles o acesso e a permanência no prédio da ESF por pessoas portadoras de necessidades especiais. Pontos como pintura e cuidados em gerais foram levantados. Tratando-se da acessibilidade aos serviços oferecidos a maioria dos entrevistados ressaltaram sobre a dificuldade de agendamento de consultas, atendimento em caso de urgência ou emergência e a demora na regulação via sistema, houve também participantes que avaliaram de forma positiva a acessibilidade aos serviços da unidade dando destaque ao bom atendimento da equipe multiprofissional e como são tratados e vinculados a ESF, destacando o enfermeiro como o profissional que mais soluciona os problemas sem a necessidade de passaradiante. Quanto a resolução de problemas os relatos são divididos, entre osque não se queixaram e aqueles que já retornaram a suas casas sem encontrar solução na ESF. Tratando-se da expectativa, nota-se uma queixa camuflada pela maioria, esperando melhoras no agendamento de consultas, exames, falta de medicamentos e a grande rotatividade de profissionais médicos na unidade, alguns usuários não manifestaram expectativa, demostrando-sesatisfeitos, inclusive pela ESF estar prestando atendimento aos finais de semana. Em relação a atividades com a finalidade de promoção a saúde, todos os participantes demonstraram conhecimento sobre essas ações, afirmando ter participado ou ter familiar que participa de alguma. CONCLUSÃO: Contudo conclui-se que os usuários estão satisfeitos com a estrutura física e a equipe multiprofissional da ESF tendo algumas ressalvas, e insatisfeitos com a acessibilidade aos serviços oferecidos pela unidade. A participação do usuário em forma de avaliação se torna de grande importância para a criação de um serviço que possa atender as necessidades da população em geral, avaliar na saúde é uma ferramenta de grande importância, tendo a finalidade intervir através das necessidades da população de cada município.pt_BR
dc.subjectSatisfação do usuáriopt_BR
dc.subjectEstratégia Saúde da Famíliapt_BR
dc.subject.Promoção a saúdept_BR
dc.subjectAtenção primáriapt_BR
dc.titleSATISFAÇÃO DA ASSISTÊNCIA NA ESTRATEGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: percepção dos usuáriospt_BR
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