Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/8143
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorReis, Fernando F. dos S. e-
dc.contributor.authorQueiroz, Ruama S.-
dc.contributor.authorReis, Fernando F. dos S.-
dc.date.accessioned2019-11-21T00:30:52Z-
dc.date.available2019-11-21T00:30:52Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/8143-
dc.description.abstractNo sistema econômico vigente atualmente, o marketing tem se mostrado uma excelente ferramenta para fazer com que uma população adquira recursos considerados desnecessários. A publicidade faz surgir demanda nos sujeitos por meio da idealização que esta promove do gozo, que determinada mercadoria poderia oferecer. Além disso, o marketing se utiliza dos representantes do grande Outro para justamente promover no público feminino o processo de alienação subjetiva do desejo a partir do processo de identificação. Para Freud (1923), a mulher sente-se inferiorizada, pois entende a castração como ferida narcísica. Desta forma, diante do mito do corpo perfeito promovido pelo marketing, ela sente-se privada no real de algo a que teria direito, ou seja, um corpo sem faltas, sem falhas e assim não poupa sacrifícios para que este sonho se realize. No entanto, ao buscar obter o gozo fálico prometido pelas propagandas, as mulheres se veem frustradas, pois percebem que aquilo que solicitaram não é de fato aquilo que almejavam e buscam novamente o que Lacan denominou de objeto a, que é o objeto causador do desejo, utilizado pelas propagandas para idealizar o gozo, mas que nunca poderá ser encontrado. Nenhum objeto de nenhuma necessidade jamais poderá trazer satisfação ao corpo do humano, porque a natureza da pulsão é dar intermináveis voltas em círculos. Para nortear o presente artigo foi realizada uma busca bibliográfica numa esfera psicanalítica lacaniana, constituída por livros e artigos na qual se espera uma melhor compreensão de como se dá esse processo da idealização do gozo pelo marketing para o público feminino.pt_BR
dc.subjectGozo,pt_BR
dc.subjectmulherpt_BR
dc.subjectmarketingpt_BR
dc.subjectdesejo.pt_BR
dc.titleO GOZO IDEALIZADO PELO MARKETING PARA O PÚBLICO FEMININOpt_BR
Appears in Collections:ANAIS DO I E DO II SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIEVANGÉLICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O Gozo Idealizado Pelo Marketing Para o Público Feminino.pdf251.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.