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dc.contributor.advisorCOSTA JUNIOR, GLEDISTON NEPOMUCENO-
dc.contributor.authorSOUSA DA SILVA, ANNGELITA-
dc.contributor.authorMARQUES, VANESSA PROCKSCH-
dc.date.accessioned2018-07-20T12:04:42Z-
dc.date.available2018-07-20T12:04:42Z-
dc.date.issued2018-06-05-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/68-
dc.description.abstractDevido ao grande número de veículos, o Brasil está enfrentando dois grandes problemas, primeiro as más condições de grande parte das rodovias e em segundo, a enorme quantidade de pneus inservíveis que são descartados e ficam inutilizados. Muitos pesquisadores e empresas construtoras de asfalto estão à procura de novas formas de aumentar a resistência e a vida útil das malhas viárias, uma estratégia que está sendo bastante utilizada é a incorporação do pó de borracha no ligante asfáltico. Este trabalho tem como objetivo comparar o asfalto convencional com o asfalto com adição de pó de borracha ao ligante, tanto via seca quanto via úmida. Para a realização do mesmo foi realizado um levantamento bibliográfico, em que foi estudado sobre a história do asfalto borracha, desde que ano ele vem sendo aplicado, qual o melhor procedimento a ser utilizado, como o uso dos pneus inservíveis nesse processo tem trago melhoras na questão ambiental e suas vantagens e desvantagens. Foi realizada uma visita em uma construtora e feito o acompanhamento de uma usinagem de CBUQ convencional, para um melhor entendimento de como é o funcionamento na prática e em grande escala. No laboratório foram produzidos ensaios de granulometria e o ensaio Marshall que comparou corpos de prova do CAP modificado com a borracha e com o CAP normal nas porcentagens de 4; 4,5 e 5 % de composto asfáltico de petróleo no traço, e em seguida foram comparados os resultados e elaborada a conclusão que evidencia que a incorporação da borracha traz resultados positivos, como maior flexibilidade e durabilidade.pt_BR
dc.subjectAsfalto borrachapt_BR
dc.subjectAsfalto convencionalpt_BR
dc.subjectPó de borrachapt_BR
dc.subjectPneus inservíveispt_BR
dc.titleESTUDO COMPARATIVO ENTRE O CBUQ CONVENCIONAL E O CBUQ COM ADIÇAO DO PÓ DE BORRACHApt_BR
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