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dc.contributor.advisorSeabra Toschi, Mirza-
dc.contributor.authorPEREIRA CARVALHO, MARCIA-
dc.date.accessioned2018-10-04T19:19:54Z-
dc.date.available2018-10-04T19:19:54Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/443-
dc.description.abstractA presente dissertação, compreendida na linha de pesquisa Sociedade, Políticas Públicas e Meio Ambiente, estudou as concepções de Educação Ambiental dos professores e os discursos sobre a prática docente que desenvolvem. Objetivou conhecer, compreender e analisar tais concepções e discursos em diferentes disciplinas dos anos finais do Ensino Fundamental, considerando-os como portadores e doadores de sentidos e, portanto, essenciais a um processo educativo pleno. As concepções mais correntes — a Educação Ambiental Conservadora, a Educação Ambiental para a Gestão Ambiental, a Educação Ambiental Crítica e a Ecopedagogia — são consideradas como fruto da articulação entre as diversas concepções de Educação e de Meio Ambiente. A Ecopedagogia, vertente teórica de base holística e planetária, é referencial teórico-metodológico da pesquisa que teve como interlocutores Gadotti (2000), Gutiérrez e Prado (2000) e Mauro Guimarães (2002, 2004). Esta se dedica ao aprendizado do sentido das coisas a partir do cotidiano e representa uma possibilidade de recuperar e construir “nossa humanidade comum”. A pesquisa de campo, realizada com professores dos anos finais do Ensino Fundamental, teve como instrumentos o questionário e a entrevista semi-estruturada. A análise e interpretação dos dados revela que a concepção que prevalece é a Educação Ambiental Conservadora, tradicional e conteudista e, em segundo plano, a Educação para a Gestão Ambiental, tecnicista e pragmática. A prática docente, no discurso dos professores, coaduna com essas concepções embora sinalize para a necessidade de que os conhecimentos adquiridos estejam a serviço da vida. A Ecopedagogia, mesmo que ainda não se faça presente na realidade escolar, pode encontrar nesse aspecto do discurso espaço para inaugurar novas formas de relacionamento entre educando-educador-cosmos.pt_BR
dc.subjecteducação ambientalpt_BR
dc.subjectconcepções dos professorespt_BR
dc.subjectEcopedagogiapt_BR
dc.titleSENTIDOS DO SABER E DO FAZER DOCENTE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORESpt_BR
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